Blog Brasilit

Dicas
4 coisas que nunca devem acontecer durante a limpeza de telhado

4 coisas que nunca devem acontecer durante a limpeza de telhado

12/09/2019

Quando feita, uma manutenção e limpeza de telhado requer uma série de detalhes que muitas vezes não são notados. É inevitável ter que limpar e substituir peças que se degradam com o tempo.

Observe o que não deve ser feito na hora da manutenção e limpeza de telhado:

Nunca deixe a manutenção para depois!

Nunca deixe a manutenção para depois!

 

Para que um telhado mantenha sua qualidade e execute suas funções corretamente é preciso fazer a manutenção preventiva. Programe suas limpezas de telhado e calhas pelo menos uma vez ao ano.

Não ignore em hipótese alguma a necessidade de reparar danos em seu telhado. Por menor que seja o defeito, se não for resolvido na hora, pode acabar prejudicando outras partes da cobertura. Uma simples telha quebrada permite a entrada de água na estrutura e a deteriora por excesso de umidade.

Então, se tiver algo quebrado, ou água parada, ou qualquer outro problema busque solução imediata! Nunca deixe para depois, afinal, por falta de cuidados você pode levar um grande prejuízo.

 

Nunca pise diretamente nas telhas!

Pisar nas telhas sem apoios, a olho nu, parece que não causa danos, mas é só começar a chover, que você irá ver os locais que pisou, pois, o peso do corpo não distribuído, faz com que as telhas fissurem. O recomendado é usar tábuas sobre elas, já que qualquer passo em falso pode quebrá-las ou trincá-las e, posteriormente, causar vazamentos que prejudicam toda a estrutura de um telhado, além do risco de você cair e se machucar.

Confira: 7 dicas para uma boa manutenção nos telhados de fibrocimento

 

Cuidado ao misturar telhas novas com velhas!

Quando surgir a necessidade de substituir parte das telhas, não misture peças novas com velhas. A mistura não deve ser feita, pois, certamente, problemas acontecerão no encaixe das peças e o isolamento do telhado será prejudicado.

Isso acontece porque fabricantes diferentes e fornadas diferentes nem sempre têm as medidas idênticas (no caso das telhas de cerâmica). Desta forma, caso seja necessária substituição, opte por deixar todas as telhas velhas juntas em uma água do telhado e as novas em outra.

Leia também: 3 dicas para ter um Telhado BBB - Bom, Bonito e Barato

 

Nunca opte pela gambiarra!

O ditado que diz que “o barato sai caro” é válido para tudo, e não seria diferente na manutenção de telhados. Manter telhas trincadas, fazer remendos, colagens, usar vários fixadores diferentes, arame.... não, não faça nada disso. Este tipo de atitude, no início parece ser uma excelente ideia, mas a longo prazo causará danos estruturais enormes no telhado.

Nunca opte pela gambiarra!

 

Escolha sempre materiais novos e produtos de limpeza para telhado indicados especificamente para o problema que busca resolver. Caso não se sinta seguro em subir ou não tenha experiência em manutenção e limpeza de telhado, procure por um profissional especializado. Trabalhar em cima de um telhado é perigoso e qualquer acidente pode ser grave.

Dica: Conheça 3 complementos para dar um "up" no seu telhado

 

Agora que você já sabe o que não deve ser feito na manutenção de telhado, que tal continuar a ler sobre o assunto e tirar outras dúvidas sobre manutenção e construção? No blog da Brasilit você encontra diversos conteúdos esclarecedores, aproveite!