Blog Brasilit

Dicas
5 dicas de cuidados com a sua Caixa d'Água

5 dicas de cuidados com a sua Caixa d'Água

01/06/2018

É normal que no verão o consumo de água aumente bastante. Com os termômetros na casa dos 30°C, a gente bebe muito mais água e acaba tomando mais de um banho por dia.

Por isso mesmo é bom ficar de olho no reservatório de sua casa. As caixas d’água são uma mão na roda, mas se você se descuidar, todas as facilidades podem ir por água abaixo. Falta de manutenção, má instalação e, acima de tudo, não manter a limpeza em dia são alguns dos principais problemas que impactam na qualidade da água que você e sua família estão consumindo, isso sem contar eventuais desperdícios.

Aqui deixamos algumas dicas de como cuidar de sua caixa d’água.

 

1. Calcule o volume

Antes de mais nada, é bom você ficar por dentro do tamanho da caixa d’água ideal para a sua necessidade. A continha é simples, mas você precisa de alguns dados antes, como: consumo diário de cada pessoa, número de pessoas que vão ser atendidas pelo reservatório e até com qual frequência a companhia de abastecimento libera a água da rua. Saiba mais nesse site: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/dimensionar-reservatorio-caixa/2/

Consulte tabela de consumo no link:

http://www.renatomassano.com.br/dicas/residencial/dimensionamento_das_instalacoes.asp

 

2. Cuidado na instalação

Alguns problemas nascem já no início de tudo. Tubos de conexão mal conectados e caixa posicionada em uma superfície inadequada (que não esteja bem limpa e que não seja 100% plana) são um prato cheio para dores de cabeça, como rompimento da caixa d’água, vazamentos e contaminação do reservatório. Nesse vídeo, você encontra um guia fácil de como realizar uma instalação adequada.

https://www.youtube.com/watch?v=icyvIXAq_mU

 

3. Faça a limpeza correta

A higienização deve ocorrer a cada seis meses. Mas, atenção: solventes e outros produtos de limpeza são literalmente um veneno! Portanto, nada de utilizá-los para higienizar a caixa d’água. Do contrário, você cria condições para contaminar o seu reservatório. A Sabesp tem algumas dicas preciosas a respeito do assunto. Veja aqui: http://site.sabesp.com.br/uploads/file/Folhetos/2014/limpeza_caixa_agua.pdf

Veja também o catálogo completo do produto:

http://www.brasilit.com.br/sites/default/files/catalogos_folhetos/Cat%C3%A1logo-CaixaD%27%C3%81gua-Brasilit.pdf

 

4. Faça a prevenção

De tempos em tempos, principalmente durante a limpeza, verifique se a tampa está fechando corretamente para evitar contaminação e se há rachaduras e trincas ou eventuais vazamentos, para evitar perdas. Desperdiçar água, além do dano ambiental, traz um enorme prejuízo. Então vamos ficar atentos!

 

5. Utilize sua caixa d'água para captação de água de chuva e contribua com o meio ambiente

Já pensou em regar as suas plantas, lavar a sua garagem, lavar o seu carro, ou mesmo dar banho no seu animal de estimação sem gastar água? Você pode captar água da chuva fazendo uma simples conexão com a sua calha. Dessa forma você resolve um problema, economiza água e ainda contribui com o meio ambiente. Para isso você pode utilizar um reservatório Brasilit de 310 litros. Ele é pequeno, discreto, leve e é fácil de ser instalado. 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a Brasilit. Será uma enorme satisfação ajudar!