Blog Brasilit

Faça Você
gravicolor

Ao construir com placas cimentícias, procure um profissional qualificado

14/06/2019

Bastante versáteis, as placas cimentícias podem ser utilizadas tanto para construções residenciais, quanto para comerciais e industriais, inclusive em obras de ampliação e reformas. Apesar de toda essa facilidade, é importante destacar que, ao optar por este sistema construtivo, o mais indicado é selecionar um profissional especializado para sua execução.

Para te ajudar a entender a importância dessa ajuda profissional, criamos esse conteúdo com dicas importantes para você!

Atenção ao projeto estrutural

A escolha do sistema construtivo deve ser feita ainda na etapa de projeto, pois o procedimento demanda cálculos precisos para que a obra seja 100% segura.

Ao iniciar a instalação, o ponto de atenção é o projeto estrutural que deve ser elaborado por um calculista habilitado e que emita a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

O profissional precisa garantir a correta distribuição das cargas, pois as placas não são elementos estruturais e sim de fechamento. Por exemplo: um projeto de uma edificação em Light Steel Frame deve ser elaborado por um engenheiro calculista, assim como é feito em sistemas estruturais convencionais como o concreto armado. O engenheiro irá determinar as cargas atuantes na edificação, sua distribuição entre os elementos estruturais e assim, fará o dimensionamento dos perfis. Vale ressaltar que a placa cimentícia não possui função estrutural! Ela atua apenas na vedação entre ambientes.

Acessórios

Os acessórios utilizados também devem ser exclusivos para este sistema construtivo. É importante saber que as placas possuem parafusos próprios e é necessário respeitar o afastamento de 3 a 5mm entre as placas. Na sequência, é necessário realizar o tratamento de juntas, etapa em que se opta por deixá-la ou não aparente, bem como finalizá-la com pintura, texturas ou revestimentos.

E aí, ficou animado para construir usando placa cimentícia, mas não conhece um profissional para auxiliar? A Brasilit indica para você!