Blog Brasilit

telhas
Madeiramento para telhado de fibrocimento

Aprenda a fazer madeiramento para telhado de fibrocimento

23/04/2021

Seus clientes estão em busca de uma opção que alia economia, qualidade e versatilidade? Os telhados de fibrocimento vem conquistando cada vez mais espaço no mercado pelos seus mais variados benefícios - e quem souber fazer sua instalação pode se destacar frente à concorrência.

Mas antes mesmo de iniciar a instalação das telhas, é importante garantir que o madeiramento para o telhado de fibrocimento esteja montado corretamente. Por isso, preparamos esse post para te ajudar a fazer uma instalação de sucesso. Continue a leitura!

 

Quais são os equipamentos necessários?

Para que você possa fazer o madeiramento para telhado de fibrocimento é importante garantir que todos os equipamentos necessários estejam ao seu alcance. São eles:

  • Serra elétrica;
  • Disco de corte diamantado;
  • Trena;
  • Esquadro;
  • Parafusadeira;
  • Martelo;
  • Fixadores (pregos, parafusos e outros dispositivos de fixação necessários).

Além disso, é essencial investir nos equipamentos de segurança corretos para evitar acidentes na obra. São eles:

  • Óculos;
  • Luvas adequadas;
  • Capacete;
  • Cinto de segurança;
  • Botas aderentes.

Com tudo isso em mãos, você está pronto para começar!

 

Como fazer o madeiramento para telhado de fibrocimento

Com os EPIs em mãos, a primeira coisa a ser feita é a estrutura. Para isso, é importante calcular a inclinação do telhado.

A inclinação de um telhado é medida em porcentagem (%), facilitando o processo visto que os cálculos realizados com ângulos estão mais propensos a erros. Quando a inclinação recomendada é de 5%, por exemplo, significa que a cada 100 centímetros de estrutura na horizontal, o telhado deve subir 5 centímetros na vertical.

Se considerarmos que a distância do telhado é de 5 metros e a inclinação ideal do telhado é de 30%, em que H é a altura, teremos então: H = 5 metros x 30% = 1,5 metros.

Também é importante deixar espaços para as calhas e usá-las como referência no momento da montagem do madeiramento para telhado de fibrocimento.

Com todos esses pontos analisados, você iniciará a instalação da primeira e última viga do telhado que servirão de guia para as próximas. Em seguida, instale as terças que ficam posicionadas na longitudinal dos telhados e são responsáveis por unir as vigas e receber a carga dos caibros. Os caibros, por sua vez, irão receber as cargas das ripas, onde são instaladas as telhas de fibrocimento.

Por fim, instale as outras vigas do telhado, respeitando o distanciamento entre as telhas (que é informado pelo fabricante), até ter o madeiramento pronto para receber a instalação do fibrocimento.

 

Como economizar tempo e dinheiro na obra?

Se você deseja fazer uma obra em um período ainda menor, existem opções de telhas de fibrocimento que podem ser de grande utilidade. A Maxionda Brasilit, por exemplo, não precisa de um apoio intermediário na estrutura. Isso porque, elas possuem ondas maiores que as demais telhas onduladas de fibrocimento, conseguindo suprir grandes vãos.

Além disso, graças às suas características estruturais, torna-se possível o amplo uso em telhados com baixas inclinações, como em residências e indústrias. Ela está disponível com espessuras de 6 e 8 milímetros e tamanhos que variam entre 2,44 metros e 4,60 metros - aliando elegância com durabilidade para valorizar o seu projeto.

Esperamos que com essas dicas você se sinta pronto para fazer madeiramento para telhado de fibrocimento. Se quiser aprender ainda mais sobre como montar um telhado, sugerimos a leitura do artigo Saiba como instalar telha ondulada corretamente com este passo a passo. Até a próxima!