Blog Brasilit

Dicas
Aprenda a fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil

Aprenda a fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil

19/02/2021

Você está na sua casa em uma tarde de sábado quando começa a chover e você percebe uma goteira no seu telhado. E agora, será que você precisa correr para o telefone para chamar um profissional para trocar as telhas ou será que é possível fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil?

Seja por alguma falha na montagem, tempo de uso ou mesmo algum elemento externo, existem soluções que permitem que você mesmo realize o conserto do telhado e proteja o seu lar da entrada de água, animais e raios solares. Continue a leitura e saiba mais.

Como fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil?

Separe os produtos necessários para o reparo do telhado

Antes de iniciar os reparos, é essencial garantir que os produtos utilizados sejam próprios para essa finalidade e, claro, sejam seguros e de qualidade. Com a Brasilit e com a Quartzolit, você tem essa garantia em produtos como:

Selamax

Esse adesivo selante é ótimo para a vedação de cantos, frestas, vãos, assim como para o reparo de telhas de todos os tipos. Ele pode ser usado em qualquer inclinação para colagens e selagens devido à sua viscosidade alta.

Um ponto de destaque do Selamax é a sua resistência a temperaturas muito altas e muito baixas, o tornando excelente para ser usado em áreas externas com exposição direta às intempéries. Após a aplicação você terá a garantia de uma proteção extra na região onde foi aplicado.

Fita Veda Tudo Brasilit

Outra alternativa para a vedação de pequenas frestas é a Fita Veda Tudo Brasilit, uma manta autoadesiva aluminizada que também contribui com a proteção térmica.

Feita de asfalto impermeável, ela é moldável, podendo ser facilmente fixada em curvaturas e em cantos dos mais variados tipos de superfícies.

Pode ser utilizada para vedação de telhas metálicas, de concreto e de fibrocimento, além de vedar rufos, calhas metálicas e dutos de ventilação. Está disponível nos tamanhos de 5, 10, 20, 30, 45 e 90 cm e apresenta alta flexibilidade, excelente adesividade, resistência ao choque térmico e impermeabilidade.

Pintura asfáltica quartzolit

Para os reparos com fitas aluminizadas pode ser necessário também trabalhar com a pintura asfáltica quartzolit, um impermeabilizante que ajudará a aderir a fita e também a bloquear a umidade da chuva. 

selante em telhado

 

Tenha todos os equipamentos de proteção e ferramentas

Lembre-se que você estará trabalhando em uma altura considerável, que exige certos cuidados. 

Por isso, verifique qual a forma mais adequada de subir no telhado (alguns exigem escadas e andaimes) e separe os EPIs necessários, como botas, luvas e capacetes.

Antes de subir, também já tenha separado todas as ferramentas necessárias para evitar subir e descer da escada várias vezes, colocando-se em risco.

Lembre-se de utilizar pranchões de madeira para apoio e distribuição do seu peso, se for necessário caminhar sobre telhas. 

Escolha o melhor momento para fazer o reparo

A época mais segura para fazer os reparos das telhas é no tempo seco, pois na época das chuvas as telhas costumam ficar mais pesadas e também escorregadias. Caso for possível, espere até esse momento para fazer o reparo.

Faça uma limpeza da área a ser consertada

O primeiro passo do conserto, na verdade, é certificar que a área a ser consertada está limpa e sem resíduos. 

Com uma esponja ou escova, limpe a telha retirando a umidade que forma na superfície para começar a obra. Mas atenção para não danificar ainda mais o telhado nesse processo.

Comece o reparo

Finalmente chegou a hora de colocar toda a preparação em prática: vamos começar a fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil?

Se você optou pela Fita Veda Tudo Brasilit para reparar seu telhado, calcule a área aproximada do dano e corte a fita asfáltica no tamanho necessário para cobri-lo.

Em casos de substratos porosos, será necessário preparar a superfície para melhor adesão da fita. Com a ajuda de um pincel, passe a pintura asfáltica quartzolit na área onde a fita será colada (no furo e na área do entorno). Espere em média 8 horas para a secagem da pintura asfáltica. Então, retire a proteção plástica da fita veda tudo e aplique no local de baixo para cima.

Já para os reparos com Selamax, é só acoplar o produto na pistola de aplicação e começar a aplicar com praticidade e agilidade.

Mas sabe qual opção é ainda melhor que fazer reparos nos telhados de forma rápida e fácil? Prevenir para que os danos não aconteçam. Por isso, também preparamos um texto com 7 dicas para uma boa manutenção nos telhados de fibrocimento para você evitar problemas no futuro.