Blog Brasilit

Dicas
Beiral e platibanda

Beiral e platibanda: o que são e as diferenças

15/01/2021

A fachada é cartão de visitas da casa, por isso é importante investir em acabamentos que causem uma boa impressão e acima de tudo sejam funcionais para o objetivo do seu projeto, como o custo de manutenção e proteção contra os elementos da natureza. E nesse quesito a Brasilit pode te ajudar com as melhores soluções em telhados e coberturas.

Já falamos aqui sobre as tendências para as coberturas em 2021 e agora vamos nos aprofundar mais um pouco sobre esses dois tipos de telhados: beiral e platibanda. Você sabe a diferença entre eles? Continue a leitura e descubra a resposta.

O que é telhado embutido?

Antes de abordarmos o beiral e a platibanda, precisamos falar um pouco sobre os telhados embutidos.

O telhado embutido nada mais é do que uma solução estética em que o telhado fica escondido na parte superior da construção. Essa escolha proporciona um visual harmônico e moderno ao projeto, destacando elementos como portas e janelas.

Comparado aos telhados tradicionais, ele possui menor inclinação e, por isso, economiza material ao utilizar menos madeiramento em sua construção. Para ele, são recomendadas telhas mais leves, como, por exemplo, as de fibrocimento.

Entretanto, nesse tipo de telhado é importante estar sempre de olhos abertos para evitar infiltrações, e na construção ou reforma, as calhas escolhidas devem ter alta vazão, pois apenas elas farão o escoamento das águas das chuvas.

Quando falamos em temperatura, os telhados embutidos também necessitam de uma manta térmica para não aquecer demasiadamente o ambiente interno das casa. O mesmo resultado também pode ser obtido através de telhas que já possuam essa tecnologia na sua fabricação. 

As telhas TopComfort da Brasilit proporcionam maior conforto térmico e redução de temperatura em até 8ºC, graças às suas camadas funcionais de cimento branco e tecnologia inovadora CRFS. Assim, você não precisará instalar a manta térmica e reduzirá o custo final do telhado. 

Como é um telhado embutido com platibanda?

Como é um telhado embutido com platibanda

 

A platibanda é a moldura ou continuação da parede externa que esconde o telhado, podendo ser revestida de diversos materiais (granito, madeira, concreto aparente, pedras) para ganhar um aspecto ainda mais sofisticado.

Atrás dela ficam escondidas todo o madeiramento, telhas, calhas e rufo e o que se vê na frente são apenas linhas retas que modernizam a fachada.

Platibanda

 

No caso de paredes recuadas, além da função estética a platibanda também serve para fornecer sombra e proteger portas e janelas.

Agora que você já descobriu a função da platibanda, vamos conhecer o beiral?

Telhado exposto com beiral

Telhado exposto com beiral

 

Se você busca um estilo tradicional e de maior resistência, o beiral é ideal. Ele é um acabamento lateral que se prolonga além das paredes e protege a casa de insolação, chuvas e ventos, aumentando assim a vida útil das paredes e revestimentos exteriores.

Porém, essa estrutura tem um custo maior.

Telhado com beiral

 

Pelo fato das telhas estarem expostas, diferente da platibanda, é necessário usar materiais reforçados em sua construção e se certificar que as telhas sejam presas corretamente para que não sejam arrancadas durante o período de chuvas e temporais. Se o local é exposto a ventos muito fortes, além desses cuidados, recomendamos projetar as extremidades forrando os beirais com madeira ou PVC.

No momento de decidir qual estilo de telhado você irá usar, leve em conta não só o fator estético, mas também a manutenção, custo para construção e principalmente os fatores climáticos do local. Afinal, a maior função da cobertura é proteger a sua casa.

Seja na construção do telhado estilo beiral ou a platibanda, conte com as telhas de alta qualidade da Brasilit.