Blog Brasilit

Dicas
Canteiro de Obras

Canteiro de obras: o que é, tipos e dicas de organização

27/05/2020

Você que trabalha com construção sabe muito bem que o canteiro de obras é o coração de uma construção, certo? É ali onde tudo acontece: os materiais são armazenados e todos os processos e operações são realizados, dando vida a um projeto!  Por isso mesmo que a organização do canteiro de obras é fundamental no sucesso da obra. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra os tipos e algumas dicas de organização. 

O que é canteiro de obras segundo a NR 18

De acordo com a norma regulamentadora da construção, a NR 18, que se refere às Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, um canteiro de obras se identifica como a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra.

Tipos de canteiros de obras

Os canteiros de obras são classificados em 3 tipos, observe:

  • Restrito: uso total da área disponibilizada para a obra. Ex: reformas e ampliações.
  • Amplo: neste caso as obras ocupam uma pequena parte do terreno, é possível o fluxo de veículos e instalações de acomodação de pessoal e armazenamento. Usado em obras industriais e de grandes dimensões.
  • Longo e restrito: obras em locais com poucos pontos de acesso, como túneis e redes de gás.

Para os 3 tipos é fundamental atender às exigências da NR18, com um layout de canteiro de obras cujo objetivo seja promover a dignidade humana, preservar a saúde e segurança do trabalhador, além de tornar o canteiro de obras mais prático, eficiente e produtivo.

O que é um layout do canteiro de obras adequado

A NR 18 exige que um canteiro de obras seja um local seguro e organizado, que colabore com boas condições de trabalho. Para isso, o layout de canteiro de obras define a disposição de pessoas, equipamentos e materiais de maneira eficiente.

Essas ações melhoram o fluxo de colaboradores, máquinas e materiais no canteiro, tornando os processos construtivos seguros, otimizados e sustentáveis.

Basicamente, o layout do canteiro serve para organizar e trazer segurança à obra e todos os envolvidos.

Quer saber como transformar seu canteiro de obras num local adequado e organizado? Confira essas dicas!

Dicas para organizar sua obra

O canteiro de obras quando é organizado garante a qualidade dos serviços entregues, já que o desperdício de tempo, perda de material, má execução e número de retrabalhos são reduzidos. 

Dicas para organizar sua obra

Veja como pensar na organização de um canteiro: 

1- O primeiro passo é isolar a área da obra e definir os espaços

Para isso, são usados tapumes que delimitam espaços e definem quais os locais serão usados como entradas, saídas e armazenamento de materiais.

O tapume pode ser feito com folhas de madeira compensada ou placas de fibrocimento, que trazem agilidade e segurança na construção. Além disso, elas possuem a superfície lisa e podem ser pintadas.

Nesta etapa, escolha um local estratégico para ser a central de preparo do concreto. Tenha certeza da facilidade do fluxo de operações, pessoas e materiais no lugar. 

2- Monte um almoxarifado

Você pode construir pequenas edificações usando as placas e telhas de fibrocimento para guardar materiais, ferramentas e fazer o controle de entrada e saída de cada item.

3- Defina os depósitos de materiais

Separe áreas específicas para depositar a areia, britas, madeira e ferragem. É importante deixar areia e britas próximas aos locais de preparação de concreto. 

Para depositar o ferro e a madeira, opte por locais cobertos e que protejam os materiais de sol, chuva e, se possível, próximos das estações de dobragem e carpintaria.

Veja como pensar na organização de um canteiro:  1- O primeiro passo é isolar a área da obra e definir os espaços Para isso, são usados tapumes que delimitam espaços e definem quais os locais serão usados como entradas, saídas e armazenamento de materiais.  O tapume pode ser feito com folhas de madeira compensada ou placas de fibrocimento, que trazem agilidade e segurança na construção. Além disso, elas possuem a superfície lisa e podem ser pintadas.   Nesta etapa, escolha um local estratégico para ser a central de preparo do concreto. Tenha certeza da facilidade do fluxo de operações, pessoas e materiais no lugar.  2- Monte um almoxarifado Você pode construir pequenas edificações usando as placas e telhas de fibrocimento para guardar materiais, ferramentas e fazer o controle de entrada e saída de cada item. 3- Defina os depósitos de materiais Separe áreas específicas para depositar a areia, britas, madeira e ferragem. É importante deixar areia e britas próximas aos locais de preparação de concreto.   Para depositar o ferro e a madeira, opte por locais cobertos e que protejam os materiais de sol, chuva e, se possível, próximos das estações de dobragem e carpintaria.

Essas são dicas básicas para organizar suas obras. A complexidade e o número de requisitos básicos para a organização variam de acordo com a dimensão da obra. 

Leia também: Diário de uma Obra sem Dor

Nunca se esqueça de equipar todos os colaboradores com o EPIs necessários para garantir a integridade física, a saúde e o bem-estar de todos os indivíduos envolvidos na obra.

Agora você já sabe o que é e como organizar um canteiro de obras. Se quiser aprender mais sobre construção civil e descobrir novas soluções, clique aqui.