Blog Brasilit

Dicas
Saiba como encaixar o suporte de painel solar no telhado

Saiba como encaixar o suporte de painel solar no telhado

02/10/2020

Você que tem interesse em investir em equipamentos que transformam a luz emitida pelo sol em energia, saiba que para sua instalação são necessários alguns dispositivos. O mais importante deles, o suporte de painel solar no telhado, é o que irá oferecer segurança e qualidade na captação de luz.

A instalação do sistema de energia solar é simples e rápida, desde que os devidos cuidados sejam tomados na hora da execução, principalmente a fixação do suporte de painel solar no telhado.

Quer saber como encaixar o seu corretamente? Descubra logo abaixo.

Suporte de painel solar no telhado e sua composição

Suporte de painel solar no telhado

 

Por questão de otimização de captação de luz e espaço, os painéis solares, comumente, são instalados no telhado das construções para que todo o equipamento esteja seguro e protegido contra ventos, chuvas e tempestades.

Na maioria dos casos, um suporte de painel solar no telhado é feito em alumínio ou aço inoxidável para garantir que o dispositivo resista contra as ações do tempo e tenha longa vida útil. 

Em relação às medidas, os suporte são fabricados com dimensões padronizadas, por isso podem ser usados em telhas de barro, concreto, fibrocimento, telhado metálico e uma série de outras coberturas.

Além disso, elas podem ser customizadas no momento da instalação para atender às necessidades que surgirem durante a execução.

O suporte de painel solar é composto por ganchos e trilhos. Os ganchos são fixados na estrutura do telhado ou diretamente nas telhas e servem como estrutura de fixação para os trilhos.

Os trilhos são os responsáveis por sustentar e fixar as placas solares.

Encaixe em telhas de barro

Quando a instalação do suporte for feita em coberturas de cerâmica, as telhas são removidas em pontos estratégicos. Os ganchos são fixados na estrutura do telhado e após isso as telhas são recolocadas. Desta forma, somente as “travas” para os trilhos ficam a mostra.

Encaixe em telhados metálicos

Quando a cobertura é de metal, a instalação é mais simples. O suporte é diretamente parafusado ou supercolado nas telhas metálicas. 

Na fixação, normalmente a cabeça dos parafusos presos nas telhas são revestidas de silicone ou outro material isolante para garantir proteção contra infiltrações.

Encaixe em telhas de fibrocimento

Neste caso, os ganchos são parafusados na telha e estrutura do telhado ao mesmo tempo. São analisados os locais estratégicos e os furos são feitos nas telhas nos pontos onde encontram estrutura da cobertura. Desta maneira, os parafusos ficam fixados tanto na telha, quanto no material da estrutura.

Após feita a instalação dos ganchos na cobertura, os trilhos são fixados para permitir o encaixe perfeito das placas de captação.

Checklist rápido para fazer antes da instalação

Checklist rápido para fazer antes da instalação

 

  • Suporte escolhido atende todas as necessidades do tipo de telhado e painel de captação?
  • A durabilidade do suporte todo é superior a 20 anos?
  • Existem telhas quebradas ou vazamentos no local de instalação?
  • O telhado possui tempo de vida útil igual ou superior ao suporte de painel solar?
  • O telhado possui alguma queda direcionada ao norte (melhor opção) ou leste?

Com essas questões resolvidas você está pronto para encaixar o suporte de painel solar no telhado, instalar os painéis, começar a gerar energia limpa na sua casa, reduzir os custos com eletricidade e, além disso, colaborar com o meio ambiente.

Gostou de aprender como encaixar o suporte de painel solar no telhado? Se quiser saber mais sobre construção civil e sustentabilidade, continue lendo o blog da Brasilit