Blog Brasilit

telhas
Saiba como escolher a telha ideal para seu projeto

Saiba como escolher a telha ideal para seu projeto

16/10/2020

Não há nenhuma dúvida de que o telhado é uma das partes estruturais mais importantes da obra. Isso porque ele é responsável por garantir a vedação da cobertura, o conforto termoacústico e, claro, a proteção do imóvel. Contudo, no momento de avançar para esta fase, surge a dúvida: qual tipo de telha escolher para o projeto?

Há uma variedade imensa de opções no mercado. Por isso, é bastante comum que as pessoas fiquem em dúvida. Veja, a seguir, alguns dos tipos de telha:

  • Cerâmica
  • Fibrocimento
  • Concreto
  • Ecológica
  • Translúcida
  • Metálica
  • Shingle

De fato, optar por uma delas pode ser uma decisão difícil, não é mesmo? Então, vamos ajudá-lo! Neste post, apresentamos as vantagens e desvantagens  de cada modelo. Confira!

Quais são os tipos de telha?

Telhas cerâmicas

Também chamadas de telhas de barro, os modelos de cerâmica são bastante populares no Brasil. Isso porque são tradicionais e oferecem conforto térmico e boa vedação. Como a durabilidade não é o ponto forte deste tipo de telha, o ideal é optar por aquelas que já vêm revestidas. A seguir, conheça os principais modelos de telhas cerâmicas.

1. Telha francesa

Esse tipo de telha possui dois ressaltos. Um deles, na face inferior, é usado para apoio na ripa, já o outro facilita a eventual fixação à ripa, principalmente em regiões com vento ou em telhados com inclinações acentuadas.

2. Telha colonial/paulista 

Na telha colonial, a capa e o canal são separados, porém têm o mesmo formato. Esse tipo de telha pode ser encontrada nas cores branca, vermelha ou mesclada (branca e vermelha).

Telhas cerâmicas

 

3.Telha romana

A telha romana se destaca por ter um formato plano com uma leve ondulação longitudinal. Sendo assim, é usada para o encaixe da capa com o canal, formada pela mesma telha invertida, de modo que cada uma ocupa cerca de metade da telha.

4. Telha portuguesa

A telha portuguesa é ideal para construção e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e época ou pretende dar uma forma mais arredondada e com movimento ao telhado. A montagem, simples e prática, é facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e simetricamente definido.

Telha de fibrocimento 

Esse  tipo de telha vem se destacando cada vez mais, por trazer uma série de benefícios. As telhas de fibrocimento são leves, têm um custo acessível e ainda oferecem uma montagem mais rápida e prática, se comparada aos demais tipos. 

Isso porque a estrutura para telhas em fibrocimento usa menos madeira, reduzindo o tempo de montagem. E tem mais: como esse tipo de telha pode possuir grandes dimensões, torna-se possível instalar o produto no telhado com mais agilidade. 

Vale destacar que as telhas de fibrocimento comercializadas no mercado não usam mais amianto, substância nociva à saúde, que, antes, era aplicada neste tipo de cobertura. Tanto é verdade que o Supremo Tribunal Federal proibiu, em 2017, venda e uso de materiais com amianto em todo o país

Como especialista no assunto, a Brasilit oferece uma ampla linha de Telhas de Fibrocimento. Todas as soluções proporcionam resistência, durabilidade, estética e economia para a sua obra. Confira e escolha aquela que melhor se adapta ao seu projeto.  

Telha de concreto

As telhas de concreto se destacam pela durabilidade aliada ao conforto térmico. Além disso, elas também proporcionam economia, uma vez que exigem menos madeiramento. De todo modo, é preciso investir em impermeabilização, com a aplicação de uma resina.   

Esse tipo de telha vem se destacando por conta de dois diferenciais: possui menor absorção de água e está disponível no mercado em várias cores, sendo versátil para uso em diferentes projetos. 

Vale lembrar que a escolha da cor impacta no desempenho da telha. As cores claras oferecem maior conforto térmico, uma vez que absorvem menos calor, mas requerem limpeza mais frequente. Já cores mais escuras não exigem tantos cuidados com limpeza, contudo aquecem mais os ambientes internos.

Telhas ecológicas

Se você vai investir em uma construção sustentável, essa é uma boa alternativa. Normalmente, é produzida com materiais naturais, como fibras recicladas de coco, madeira e bananeira. Contudo, também pode ser fabricada com materiais reciclados, como papel, garrafas pet e caixas Tetra-Pak, ou, ainda, ser manufaturada a partir de materiais como o papelão, plástico, asfalto e alumínio prensado.

Além de ser ecologicamente correta, esse tipo de telha proporciona redução de custo e de tempo na obra, diminuindo custos com madeiramento, por exemplo, já que esse é um modelo mais leve. Pode ainda ser encontrada em versões coloridas. 

Telhas translúcidas

Telhas translúcidas

Uma outra alternativa de telha para quem quer economizar e ter práticas mais sustentáveis são as telhas translúcidas. Podem ser produzidas em diversos materiais, como fibra de vidro policarbonato e polipropileno (PP). A telha translúcida da Brasilit é produzida em PP (polipropileno) e permite a passagem de 70% da luz, oferecendo mais iluminação e economia de energia. A luminosidade natural projetada dá mais conforto e beleza ao ambiente.

Apesar de possibilitarem a entrada de luz, as telhas translúcidas são resistentes aos raios solares, além de serem duráveis e terem uma fácil instalação.

Telhas metálicas

Ideais para quem quer prezar pela longevidade da cobertura, as telhas metálicas podem durar décadas e tem uma fácil instalação, devido ao seu peso mais leve. São feitas de aço inox, alumínio, aço galvanizado e galvalume, e normalmente utilizadas em galpões e garagens, embora os modelos mais recentes com design diferenciado e colorido também estejam sendo usados em telhados residenciais.

As telhas metálicas da Brasilit são gravilhadas, de alta tecnologia e possuem fácil instalação. Estão disponíveis nos modelos Gravicolor Colina e Gravicolor Riviera, com cores que dão personalidade e sofisticação à cobertura. 

Telhado americano Shingle

Muito comuns nos Estados Unidos e países da Europa, as telhas shingle tem muita vantagem quando o assunto é estética. Belas e duráveis, essas telhas são perfeitas para quem quer um telhado residencial mais elegante e atemporal.

As telhas shingle da Brasilit são famosas pela alta resistência, flexibilidade e facilidade de instalação na obra e estão disponíveis em diversas cores da tendência.

O que levar em conta na hora da escolha da telha?

Dentre tantos tipos de telhado, você deve estar se perguntando: como escolher o melhor para o meu projeto? Siga algumas dicas práticas que podem ajudá-lo: 

  • Consulte a opinião de um arquiteto: ele irá indicar o tipo de telha que melhor se adapta ao estilo o seu projeto. 

  • Aposte em um estilo diferente: seja ousado e não tenha medo de inovar na escolha das telhas. Hoje, o mercado oferece muitas outras opções, além das tradicionais telhas coloniais.

  • Verifique a qualidade das telhas: tenha certeza que as peças são homologadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • Pense no projeto como um todo:  ao escolher a cor das telhas, lembre-se que tons mais escuros são mais fáceis de combinar, além de exigirem menos cuidado com a limpeza. Em contrapartida, telhas claras são modernas, absorvem menos calor e refletem melhor a luz do sol.

Depois de escolher a telha para o seu projeto, o próximo passo é pensar na instalação. Quer saber como calcular a inclinação ideal para o seu telhado? Confira nosso artigo sobre o tema!

Tags