Blog Brasilit

Dicas
Como instalar telhas Shingle em 5 passos

Como instalar telhas Shingle em 5 passos

05/03/2021

Comuns nos Estados Unidos e na Europa, as telhas Shingle vêm se popularizando cada vez mais no Brasil por oferecerem um ótimo custo-benefício, design único e uma incrível durabilidade. 

Para lhe ajudar a se tornar um profissional ainda mais versátil e conquistar mais clientes, preparamos um post mostrando como instalar as telhas shingle da Brasilit em apenas 5 passos. Quer aprender? Continue a leitura!

O que são as telhas Shingle?

Se você ainda não conhece em detalhes esse tipo de telha, vamos abordar os principais pontos desse material que vêm se destacando no mercado por mais que a sua incrível estética.

Composta por uma manta asfáltica reforçada de fibra de vidro e revestida com grãos minerais coloridos, as telhas Shingle são impermeáveis e leves, além de oferecerem grande conforto termoacústico.

Além disso, sua base asfáltica tem uma ótima aderência ao sistema do telhado, facilitando a instalação e promovendo uma boa fixação, o que torna o telhado mais resistentes às intempéries climáticas e com a maior garantia no mercado brasileiro, a partir de 25 anos.

Montagem de telhas shingle: passo a passo

Montagem de telhas shingle

 

Atenção antes da instalação!

Antes de iniciar a instalação das telhas é necessário que a estrutura de suporte do telhado esteja pronta.

Por serem telhas mais leves, essa estrutura pode ser feita de madeira ou aço, desde que seja realizada respeitando a inclinação necessária para o caimento da água (maior que 9,5º e menor que 90º). 

Se a estrutura já está pronta, então chegou a hora de arregaçar as mangas e iniciar a instalação.

1º passo: Aplicação das placas (painéis)

A instalação se inicia na aplicação das placas de compensado. As placas de compensado devem ser fixadas com um espaçamento entre elas de 3 e 5mm, possibilitando assim a ocorrência de dilatação sem danos à estrutura.

Para realizar a fixação utilize pregos ou parafusos, fixando-os a cada 15cm em toda a linha de caibros, e a cada 30cm nos apoios de centro. 

E não se esqueça de manter a fixação dos parafusos ou pregos à 1,5 cm das bordas das placas.

2º passo: proteção das bordas aparentes e água furtada

Chegou a hora de proteger as bordas aparentes. Essa proteção é feita com a instalação de peças de PVC que possuem proteção contra raios UV, como a fita de vedação aluminizada e de alta resistência Fita Veda Tudo Brasilit.  

Já para proteger o telhado de água furtada, aplique a manta autoaderente, com, no mínimo, 915 mm de largura nessas regiões.

3º passo: instalação das cumeeiras e beiras ventilados

Neste sistema de cobertura é fundamental ter um sistema de ventilação sob a chapa. Isso melhora o conforto térmico e evita a condensação de vapores de água sob a base de madeira e estrutura. Do contrário, elas podem empenar ou se deteriorar com facilidade. 

O dimensionamento deve ser suficiente conforme tamanho e inclinação dos panos, que pode ser consultado no manual da Brasilit de instalação das telhas Shingle.

4º passo: aplicação da subcobertura

Agora é o momento de aplicar a subcobertura, que garante a impermeabilidade do telhado.

A aplicação deve ser feita de baixo para cima. Ao fixar a subcobertura coloque os pregos ou parafusos formando um ziguezague, mantenha a distância de 15cm entre os pregos e com uma distância de 5cm de distância das bordas.

A segunda folha da subcobertura deve ser aplicada com uma sobreposição de 10cm e as demais, de 5cm.

5º passo: fixação das telhas

fixação de telhas shingle

 

Chegou o momento de iniciar a instalação das telhas Shingle. 

Para a base de fixação, prepare a telha de início retirando as abas a partir dos sulcos, remova 15 cm da primeira telha e inicie a instalação pela borda. Desse modo, a primeira fileira será formada pela parte de sobreposição, aumentando a capacidade adesiva e resistência do beiral.

As demais fileiras devem ser aplicadas seguindo a sobreposição, pregando as telhas inteiras em cima das telhas de início, deixando as abas sobre a fileira anterior. 

Também preparamos um passo a passo a passo do processo da instalação no canal da Brasilit, que você pode conferir abaixo:

Viu só como é fácil instalar telhas Shingle?

Agora que você sabe como é fácil instalar as telhas Shingle, que tal conhecer mais sobre a sua  durabilidade, versatilidade e sofisticação e os acessórios para telhados da Brasilit que tornarão todo o processo mais rápido e fácil?

E não se esqueça de que o blog da Brasilit está cheio de informações úteis sobre coberturas, técnicas e acessórios para telhado