Blog Brasilit

Dicas
Conheça as peças complementares que garantem diferencial ao seu telhado

Conheça as peças complementares que garantem diferencial ao seu telhado

01/06/2018

Finalizar um telhado não é apenas um mero serviço de acabamento estético. Longe disso! A instalação de peças complementares é imprescindível para que você obtenha os melhores resultados em termos de desempenho. Em outras palavras: com esses produtos, você aprimora a vedação, evitando goteiras e outros problemas decorrentes da passagem de água entre as telhas.

Muitas pessoas, por não conhecer as peças complementares corretas, acabam utilizando cumeeiras e rufos de outros materiais, e ainda acabam rejuntando as frestas com massa de cimento, por que essas peças não se encaixam com as telhas de fibrocimento, e aí é que mora o perigo. Com o decorrer do tempo, essa massa de cimento vai trincar, se soltar e começarão as famosas goteiras dentro de casa. Para evitar isso, conheça quais são essas peças de fibrocimento adequadas para seu telhado.

 

Espigão

É aplicado na junção de dois lados do telhado - ou seja, nas quinas que estão oblíquas ao teto. Sobreposta às telhas, essa peça garante uma vedação extra justamente em uma das áreas do telhado mais expostas, pois o ângulo formado entre as folhas é um prato cheio para a entrada de água das chuvas.

 

Cumeeira

É a parte mais alta do telhado e fica posicionada no ponto de encontro das superfícies inclinadas. Funciona como um espigão, porém paralela ao teto. Não é à toa que a cumeeira também é conhecida como "espigão horizontal".

 

 

Rufo

Atua em mais um ponto de vulnerabilidade: no encontro do telhado com a parede. Versátil, pode ser encaixado nas mais diversas posições.

 

 

Cumeeira Shed

Não confunda com o rufo. A cumeeira shed é utilizada quando o telhado e a parede terminam juntos, sendo que o arremate é feito externamente por uma aba lisa.