Blog Brasilit

Dicas
telhado (00)

Dicas para fazer manutenção de Rufos, Sheds e Espigões

09/04/2019

Peças complementares em fibrocimento, como rufos, sheds e espigões, que são importantes para a correta instalação de coberturas, geralmente precisam do mesmo tipo de cuidados e manutenção aplicados às telhas. Via de regra, o produto desse tipo de material é extremamente resistente e com vida útil de décadas. Entretanto, há algumas manutenções que prolongam e melhoram sua boa performance.

rufos, sheds e espigões (1)

Por que fazer a manutenção de rufos, sheds e espigões?

Quando falamos de rufos, cumeeiras, sheds e espigões, principalmente nos meios urbanos, é importante saber que a poluição do ar, a fuligem em suspensão, fungos, entre outros elementos, acabam por depositar-se na cobertura como um todo. Por isso, é normal que parte desse material fique retido nos poros da superfície cimentícia. Isto causa o escurecimento da peça.

Para evitar esse desgaste, recomenda-se no mínimo uma limpeza por ano nos rufos e demais peças complementares do telhado. Este prazo pode variar dependendo das condições do contexto urbano, climático, entre outros.

rufos, sheds e espigões (2)

Aprenda a fazer limpeza das peças complementares do telhado

Ao realizar a limpeza periódica dos seus rufos, sheds, espigões e demais peças complementares, atente-se a alguns cuidados importantes:

  • Nunca transite sobre o telhado sem uso de pranchões para distribuir o peso na cobertura. Isso evita danos ao telhado e, principalmente, preserva a segurança dos trabalhadores que promovem a limpeza.

  • Ainda no quesito segurança, o uso de EPIs e “linhas de vida” é imprescindível.

  • A limpeza é feita com compressor de água. Porém, tenha sempre atenção no sentido da higienização, evitando usar o jato contra as sobreposições das telhas, o que previne a entrada de água sob pressão para baixo da cobertura.

A limpeza é feita com compressor de água. Porém, tenha sempre atenção no sentido da higienização, evitando usar o jato contra as sobreposições das telhas, o que previne a entrada de água sob pressão para baixo da cobertura.

rufos, sheds e espigões (3)

Dicas extras para a manutenção de rufos e demais peças complementares

Caso seu telhado tenha pintura, não se esqueça que os rufos e outras peças complementares também precisarão passar pela repintura após algum tempo de exposição às intempéries. E lembre-se que a tinta deve ser 100% acrílica.

Atualmente, existem no mercado tecnologias disponíveis para manter os materiais sempre em bom estado de uso, como selantes para vedação, alguns vernizes acrílicos à base de água e produtos para limpeza. A nossa recomendação é que não se aplique nada sob o sol forte, evitando a secagem rápida e possíveis manchas na superfície. A velha mistura caseira de água com água sanitária é uma ótima mistura para limpeza do fibrocimento.

Vale ressaltar que o trânsito de forma inadequada sobre o telhado durante a manutenção e/ou limpeza, pode trincar ou até mesmo romper peças. E, caso isso aconteça, a medida correta é substituí-las.

rufos, sheds e espigões (4)