Blog Brasilit

Dicas
Diferenças entre laje e telhado

Quais são as diferenças entre laje e telhado? Descubra!

28/05/2021

Quando pedimos para uma criança desenhar uma casa, o desenho provavelmente terá uma porta, algumas janelas, uma estrutura simples e um telhado inclinado. Essa visão tradicional do que é uma casa muitas vezes pode até mesmo influenciar as nossas decisões quando começamos a construção de um projeto próprio.

Entretanto, atualmente, o telhado vem dividindo espaço nas obras com as lajes, que também oferecem benefícios para a edificação. Mas você sabe quais são as diferenças entre laje e telhado? Está com dúvidas de qual escolher? Continue a leitura e responda todas as suas dúvidas!

 

Quais são as diferenças entre laje e telhado?

O que é a laje?

Vamos começar a entender as diferenças entre laje e telhado olhando para a laje. Opção usada em grande parte das construções, ela permite a verticalização da construção e possibilita a criação de espaços como um terraço e um teto jardim. 

Esse tipo de cobertura oferece um visual considerado mais moderno, deixando de lado aquela ideia de que os edifícios sempre terão “cara de banco”. Ele também é considerado mais barato e rápido de ser construído.

Quais são os pontos de atenção nesse tipo de construção?

Entretanto, muitas pessoas deixam essa opção de lado já que ela pode causar problemas de infiltrações. Por isso, é essencial garantir que seja usada uma subcobertura de qualidade para proteger a residência, como a Solarmaxxi 4+ da Brasilit.

Ela deixa qualquer projeto de cobertura mais eficiente, porque protege contra vazamentos e também assegura mais conforto térmico e acústico - tudo isso com a possibilidade de economizar até 30% no gasto de energia de climatização de ambientes.

Outro ponto importante sobre a laje é o peso extra sobre a cobertura por motivos como a proteção mecânica da manta asfáltica, que podem acabar precisando de um reforço e deixando a obra mais cara.

E o que é o telhado?

Já os telhados oferecem cada vez mais opções de formas e estilos, com telhas de diferentes tipos e materiais para melhor combinar com o desenho da construção. Muitas vezes são os protagonistas do estilo de uma construção, oferecendo também um visual mais aconchegante à uma construção por deixá-la com “cara de casa”.

Não só as telhas, como também a inclinação usada no telhado, influenciam no visual da residência. Um exemplo são as casas com inclinações maiores, remetendo a construções em regiões mais frias, como chalés, onde é preciso que o gelo escorra com facilidade.

Quais são os pontos de atenção nesse tipo de construção?

As casas construídas com cobertura em telhado costumam levar mais tempo para serem construídas já que é necessário montar um sistema de madeira para suportar as telhas.

Já para quem está preocupado com o custo do telhado, é possível reduzir os gastos olhando para três pontos da construção:

  • Madeiramento: existe hoje no mercado uma infinidade de opções de madeiramento com bom preço. Há madeiras mais nobres e mais simples que farão uma enorme diferença no valor final do telhado, por isso, o essencial é entender qual oferecerá o melhor custo x benefício para a sua obra.
  • Quantidade de águas: telhados com projetos que envolvem várias águas são bonitos, mas são mais caros. Caso o seu orçamento seja menor, a sugestão é optar por apenas uma superfície de escoamento. Além de ser mais barato, sua construção é bem mais rápida.
  • Tipo de telha: você sabia que as telhas de fibrocimento são as mais econômicas do mercado? Por serem oferecidas em grandes chapas, ocupam mais espaço com menos material, além do fato de terem uma instalação rápida e simples, o que também ajuda a economizar na mão de obra.

Quer ter uma ideia melhor do custo do seu projeto? Em apenas 3 etapas, a Calculadora Brasilit faz a simulação de coberturas e construções à seco para garantir que não haja nenhum desperdício na obra. Agora que você já sabe as diferenças entre laje e telhado, você está pronto para o próximo projeto?