Blog Brasilit

Produto
fachada em placa cimentícia

7 dúvidas comuns sobre a placa cimentícia

03/09/2021

A placa cimentícia é um produto ideal para fachadas altas e complexas, pequenas reformas e construções de um ou dois pavimentos, sendo indicada tanto para projetos de Wood Frame quanto de Steel Frame. Mas, por ser uma solução relativamente nova no Brasil, ela ainda levanta muitas dúvidas, principalmente entre os instaladores e construtores.

Para trazer mais informações sobre esse produto, selecionamos algumas perguntas que são comuns e as respondemos de forma detalhada.

Continue lendo para saber mais sobre a placa cimentícia Brasilit e ver nossas dicas para manuseá-la e aplicá-la nos seus projetos.

 

  1. A placa cimentícia é impermeabilizada?

A placa cimentícia pode ser utilizada tanto nas áreas internas quanto externas para fazer o revestimento. Quando a aplicação ocorre externamente, como em paredes, fachadas, platibandas ou beiras, o produto precisa ter passado pela impermeabilização.

Nós fazemos a impermeabilização das placas ainda na fábrica para facilitar o trabalho do instalador e diminuir o prazo de entrega da obra para a construtora.

Mas, atenção: o painel cimentício, como o Painel Masterboard, não passa pelo mesmo processo.

 

  1. Onde a placa cimentícia pode ser aplicada?

Muitos profissionais pensam que a placa cimentícia só pode ser utilizada para o revestimento, mas isso não é verdade. Esse produto, além das aplicações já citadas acima, também pode ser utilizado para:

  • Paredes internas;
  • Revestimentos;
  • Dutos;
  • Shafts;

Contudo, para isso, é preciso seguir as regras de instalação em cada caso.

 

  1. Como é feito o tratamento das juntas?

O tratamento das juntas não deve ser feito com materiais para o Drywall, mas com os produtos próprios para a placa cimentícia.

Nós desenvolvemos um sistema testado que evita fissuras, garante estanqueidade e proporciona um ótimo acabamento. São eles:

Veja mais informações sobre cada um deles no vídeo abaixo.

 

  1. Como é feita a fixação da placa cimentícia?

A fixação da placa cimentícia na estrutura de madeira ou metálica deve ser feita com o parafuso de cabeça dentada ponta broca com asa. 

Abaixo separamos um vídeo com o passo a passo da instalação deste produto com todos os detalhes que você precisa para garantir o sucesso da obra.

 

  1. Esse produto pode ser pintado?

Sim, esse produto pode ser pintado da cor desejada. Nós aconselhamos que a tinta utilizada seja 100% acrílica.

Vale ressaltar que, no caso do tratamento da junta de forma invisível, é necessário fazer o acabamento antes de realizar a pintura para deixar a superfície uniforme, evitando manchas ou outros problemas.

 

  1. A placa cimentícia é segura?

O nosso produto segue todas as normas relativas às placas de fibrocimento, não utiliza amianto e ainda é incombustível. Isso traz mais segurança, tanto para a aplicação quanto para o projeto em si.

 

  1. Quais são as placas cimentícias da Brasilit?

Nós contamos com placas cimentícias com borda rebaixada e borda quadrada para atender qualquer tipo de projeto, tanto para o Steel Frame e quanto para o Wood Frame.

A placas cimentícias Brasilit devem ser fixadas em estruturas metálicas ou de madeira e estão disponíveis em diferentes espessuras:

  • 6 mm;
  • 8 mm;
  • 10 mm;
  • 12 mm.

Já a Tapumeplac tem 4 mm e é indicada para projetos em Wood Frame. Ela é ideal para substituir o tapume de madeira nas obras.

Ambas são sustentáveis, fáceis de aplicar e muito bonitas.

 

Essas são as respostas para as principais dúvidas sobre a placa cimentícia, uma solução completa e que é ideal para o seu projeto. Se você ainda tem alguma pergunta sobre esse produto, entre em contato conosco e fale com um especialista.