Blog Brasilit

telhas
Jardim de inverno Brasilit

Jardim de inverno: como construir usando telhas translúcidas

26/03/2021

Você já pensou em levar um pouco da natureza para dentro do seu lar? O jardim de inverno é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos por adicionar um toque de aconchego e energia na decoração

Nos países europeus, esse tipo de jardim já conquistou seu espaço em grande parte das decorações por ser uma excelente solução para as pessoas terem mais contato com a natureza nas épocas de frio, em que a vegetação fica seca. 

Porém, por oferecer vários benefícios, a ideia se espalhou pelo mundo e hoje cumpre a sua função não só no inverno, mas durante todo o ano. Ficou animado com a ideia? Então continue a leitura para descobrir como levar essa tendência para dentro de casa.

 

Como construir um jardim de inverno?

Escolha o local da casa

O ambiente em que seu jardim de inverno será montado é de grande influência para os tipos de plantas e materiais que serão utilizados para a construção desse espaço. 

Se você, por exemplo, quer integrar o jardim de inverno a um cômodo, a melhor solução é deixá-lo aberto. Esse jardim de inverno na parte debaixo de uma escada agrega ainda mais ao ambiente, que já possui toques de madeira.

 

Jardim de inverno Brasilit

 

Já em casas e apartamentos com mais espaço disponível, o jardim de inverno pode ser um ambiente anexo, como uma extensão da sala. E não pense que as plantas precisam ficar apenas no chão, pois também é possível apostar no paisagismo vertical.

Jardim de inverno Brasilit

Selecione as plantas ideais para o jardim de inverno

Com o local da casa escolhido, é hora de pensar nas plantas que serão usadas no jardim de inverno. Para que elas fiquem sempre saudáveis, é importante apostar em espécies resistentes e que se desenvolvem bem em ambientes internos. 

Algumas sugestões para esses espaços são:

  • Zamioculca: resistente, ela só precisa ser regada de duas a três vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, além de se adaptar bem à pouca iluminação. Suas folhas brilhantes se destacam por um lindo tom de verde.
Jardim de inverno Brasilit

 

  • Lança de São Jorge: Uma suculenta que cresce muito bem em solos arenosos e de baixa umidade. Entre os cuidados estão as regas bem espaçadas (deixe o solo secar bastante antes disso) e não fertilizar a planta no inverno.
Jardim de inverno Brasilit

 

  • Samambaia: Adaptáveis a qualquer tipo de vaso, elas se desenvolvem muito bem na sombra e com muita umidade no solo. Para manter as folhas sempre vistosas, um dos cuidados é evitar locais com muito vento. 
Jardim de inverno Brasilit

 

Invista na funcionalidade

Jardim de inverno Brasilit

 

Mais do que o resultado estético, o seu jardim de inverno deve ter como prioridade a proteção das plantas. Assim, elas ficarão bonitas por mais tempo e estarão protegidas da chuva, vento e intempéries. 

E é aqui que a Brasilit entra, com a solução ideal para lhe ajudar: a telha translúcida. Por permitir a entrada de até 70% da luz, seu material distribui por igual a iluminação por todo o ambiente e deixa as plantas saudáveis.

Se você busca uma telha de alto padrão de qualidade, altamente durável e de fácil instalação, a telha translúcida é ideal. Olha só como é fácil a instalação:

E vale reforçar também que esse modelo de cobertura encaixa-se perfeitamente nas telhas em fibrocimento nos modelos Ondulada e Fibrotex, além de possuírem a garantia e a tradição da Brasilit.