Blog Brasilit

Dicas
Mitos e Verdades do Fibrocimento

Mitos e Verdades do Fibrocimento

16/10/2018

Vamos começar pelo básico. Você já ouviu falar nas telhas de fibrocimento? Se não, não se preocupe. O produto na versão atual tem apenas 15 anos de mercado, o que é considerado novo dentro do segmento.

Basicamente, as telhas de fibrocimento chegaram para substituir as tradicionais telhas de amianto, uma substância nociva a saúde e que era utilizada na fabricação de telhas desde a década de 40. Mas vale destacar que o desempenho do novo produto é ainda melhor. Pois elas são mais resistentes a intempéries.

Mas, por ser um produto ainda jovem, muita gente tem ideias distorcidas sobre ele. Já está mais do que na hora de acabar com elas, certo? Então, sem mais rodeios, vamos aos principais mitos e verdades sobre as telhas de fibrocimento!


1.    A telha cerâmica esquenta menos do que a telha de fibrocimento?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Mito. Essa ideia é tão comum que podemos até classificá-la como um “mitaço”. O que ocorre é que a montagem com telhas cerâmicas deixa muitas frestas. É por elas que acontece uma troca de calor com o exterior, fazendo com que o ar quente que está dentro do imóvel acabe saindo com mais facilidade. Daí a noção de que esquenta menos. Mas para tudo se dá um jeito. Com o fibrocimento, é só dar uma atenção especial às peças que complementam a montagem do telhado para facilitar essa troca de calor. Caso queira uma proteção adicional, você ainda pode associar uma subcobertura, como o SolarMaxxi 4+, que isola o ambiente preservando a temperatura interna.

2.    Não se pode caminhar sobre as telhas de fibrocimento?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Mito! Basta seguir as instruções da Brasilit e usar corretamente uma madeira de apoio. Assim você pode caminhar pelo telhado sem danifica-lo!.

3.    O telhado de fibrocimento é mais barato do que as outras telhas convencionais?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Opa, isso é verdade! O preço das telhas não difere muito. O grande porém é que a estrutura para o produto em fibrocimento necessita de menos madeira e a instalação é mais simples. Esses fatores tornam o preço total do telhado até 3 vezes mais barato quando comparado a outras soluções!

4.    A telha de fibrocimento quebra com facilidade?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Lenda! A Brasilit tem uma tecnologia que garante grande durabilidade e resistência para as telhas de fibrocimento. Elas inclusive são resistentes às chuvas de granizo.

5.    A telha de fibrocimento não é bonita?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Ah, gente. Essa não, né? Tem várias opções de telhas em fibrocimento e elas são superversáteis, pois adequam-se a diversos usos. As telhas Kalheta, Kalhetão 90 e Onda 50 podem ser usadas em estilos mais industriais. Já a telha Colonial cai bem em casas ou qualquer outro projeto que preserve a escala residencial. Isso sem mencionar os telhados embutidos, nos quais as telhas exercem um papel essencialmente funcional e as telhas Onduladas ou térmicas TopComfort são duas excelente alternativas.


6.    A montagem de um telhado de fibrocimento é mais prática e rápida do que uma telha convencional?

Mitos e Verdades do Fibrocimento


Verdade! A explicação é que a estrutura para telhas em fibrocimento usa menos madeira, reduzindo o tempo de montagem. E tem mais: normalmente, a telha de fibrocimento é maior, o que gera uma economia de tempo ao instalar o produto no telhado.


7.    É impossível pintar uma telha de fibrocimento?

Mitos e Verdades do Fibrocimento

 

Mito! Você pode, sim, pintar a telha de fibrocimento, desde que use tinta 100% acrílica. Lembre-se também de pintar as duas faces do produto.

Ficou alguma dúvida? Então entre em contato com a gente! É sempre um prazer dar um chega para lá nos mitos sobre as telhas de fibrocimento!