Blog Brasilit

Dicas
Novos usos para dar vida aos objetos

Novos usos para dar vida aos objetos

08/08/2018

Que tal usar a criatividade e ainda por cima colaborar com a sustentabilidade? Por incrível que pareça, não é preciso muito para atingir esse objetivo. Basta um pouquinho de imaginação.


Já pensou em usar uma telha para fazer uma horta? Além de dar um novo uso para as já conhecidas telhas que cobrem garagens e galpões você pode ter um  novo hobby cultivando plantas ornamentais ou até mesmo para cuidar da saúde, produzindo verduras fresquinhas e orgânicas. Vale destacar que as telhas não precisam ser novas, elas podem até já ter sido usadas.


As telhas Brasilit tipo Kalheta ou Onda 50 são  materiais perfeitos para isso, são leves, impermeáveis, resistentes e ainda são livres de amianto.


Mas como funciona? É simples: você usa a própria ondulação da telha como vaso.
Antes de mais nada, para fechar as extremidades indicamos a  utilização do tampão para fechamento da Brasilit feito para dar uma vedação perfeita, pois o tampão acompanha o desenho das telhas, dando um melhor acabamento. Esses tampões podem ser encontrados em lojas especializadas em telhados, mas caso tenha dificuldade ligue no 0800 da Brasilit que eles poderão indicar locais para realizar a compra desses materias. Você também pode fazer  o fechamento com pedações de plástico, placas cimentícias ou até mesmo vidro, deixando uma saída de água, que pode ser um furo próximo a telha, na parte inferior da peça.  Preencha o fundo da telha com pedras e aplique uma manta de drenagem sobre elas. Depois, basta adicionar a terra e plantar as primeiras sementes ou mudas.


Você também pode cortar a telha para adaptar a sua horta ao espaço disponível. Assim, você garante uma horta até em apartamento, desde que tenha uma área livre na varanda, por exemplo. 
Outra dica é que você pode usar telhas antigas para isso. Entendeu agora a história da sustentabilidade? Melhor impossível!


Agora, a grande surpresa: a solução é tão versátil que é possível replicá-la em uma escala muito, mas muito maior. No Viveiro Eucapinus em Arapoti – PR, eles construíram uma enorme estufa para a produção de mudas de eucaliptos e pinus.

Viveiro Eucapinus em Arapoti | PR

 

E você, tem na sua casa algum objeto que foi transformado para outro uso? Conte pra gente!
Se quiser conhecer mais sobre as telhas Kalheta e Onda 50, entre em contato.