Blog Brasilit

Dicas
O que fazer para prolongar a vida útil do meu telhado?

O que fazer para prolongar a vida útil do meu telhado?

12/03/2021

Diariamente, coberturas e telhados ficam expostos à chuva, sol, galhos, animais e outros fatores externos. 

Com tantas intempéries, é necessário um cuidado redobrado para que o seu telhado dure mais tempo e cumpra bem a função de proteger a casa. Afinal, todos conhecem o lema “é melhor prevenir do que remediar”.

Por isso, preparamos um guia de cuidados para que você consiga prolongar a vida útil do seu telhado e ter mais conforto e segurança no seu lar. Confira a seguir.

Como prolongar a vida útil do seu telhado ou cobertura residencial

Proteção contra a água

Já pensou que desagradável enfrentar goteiras e vazamentos na sua casa? Um sistema de impermeabilização é essencial para proteger a estrutura de fissuras e trincas, principalmente se você mora em uma área muito afetada pelas chuvas.

Mesmo em obras recém-entregues, é comum que as mudanças de temperatura durante o dia causem dilatação e contração das telhas. Com isso, elas tendem a se desgastarem, principalmente as feitas de materiais mais rígidos. 

Por isso, antes que surjam pontos de entrada de água, você pode fazer a impermeabilização das telhas com uma manta, como a Manta Térmica Dupla Face Brasilit e a Manta Térmica Isolante Premium Brasilit, que pode ser utilizada sob qualquer tipo de telha para reduzir a passagem de calor, gerar conforto térmico de até 8ºC e, claro, proteger o interior da casa contra infiltrações.

Caso o seu telhado precise de um reparo rápido, também existem as fitas com película de alumínio flexível, como a fita veda tudo brasilit. Altamente resistente, ela é ideal para vedação de emendas, parafusos, tubos de ventilação e ar-condicionado, além de oferecer proteção térmica e acústica para coberturas de fibrocimento, cerâmicas, metálicas e de outros tipos.

E se você quer tornar o reparo ainda mais eficiente, recomendamos o uso da fita veda tudo brasilit com a pintura asfáltica quartzolit, um impermeabilizante que ajudará a aderir a fita e também a bloquear a umidade da chuva. 

Manutenção periódica

manutenção de telhado

Qual foi a última vez que você verificou a estrutura do seu telhado? 

Mesmo que não haja vazamentos ou goteiras, o telhado pode apresentar pequenas falhas, que são resolvidas facilmente com uma manutenção periódica. O recomendado é checar as telhas a cada 6 meses, de preferência em períodos mais secos para diminuir as chances de um acidente.

Além das telhas, você deve verificar se as calhas e rufos estão com alguma obstrução que dificulte o escoamento de água. Se a resposta for sim para algum desses pontos, é hora de fazer reparos. 

Peças complementares

E por falar em calhas e rufos, eles são fundamentais para prolongar a vida útil do seu telhado. Enquanto as calhas captam e escoam a água que cai no telhado, os rufos ajudam a proteger a alvenaria de possíveis infiltrações.

Outra peça complementar para se prestar atenção é a cumeeira, que tem como objetivo selar o encontro entre as direções (as chamadas águas) de um telhado e evitar a entrada de qualquer elemento na fresta entre elas. Além disso, elas reforçam a estrutura da sua cobertura e aumentam a durabilidade. 

E não podíamos deixar de lembrar que a Brasilit conta com uma variedade de peças complementares para diferentes tipos de telhados, todas com certificações como a ISO 9001.

Esperamos que com esse conteúdo da Brasilit você tenha sanado todas as dúvidas e consiga prolongar a vida útil do seu telhado. E se você quiser aprender ainda mais sobre telhados, sua instalação e cuidados, aproveite a nossa biblioteca de conteúdos para lhe ajudar.