Blog Brasilit

Dicas
Como montar um telhado

Como montar um telhado: passo a passo para não ter erro

23/10/2020

Talvez você esteja pesquisando sobre como montar um telhado, seja para uma construção ou uma reforma na casa. Goteiras, infiltração, mofo… Tudo isso pode ser evitado com uma cobertura construída corretamente, com os processos e ferramentas adequadas.

Mas o que é necessário para a montagem de um telhado? Quais as etapas? Qual o passo a passo correto para não ter nenhuma dor de cabeça? Se você quer descobrir as respostas dessas perguntas e aprender mais sobre o assunto, continue a leitura com a gente.

Leia também: Conheça os principais modelos de telhados para sua obra!

O você precisa saber sobre como montar um telhado

Após feita a escolha do tipo de telhado, para fazer a montagem é necessário seguir 4 etapas, que garantem a qualidade da cobertura, durabilidade e boa fixação das telhas.

Aprenda mais: Medição de obra: Um manual básico para quem vai reformar

1- Pré Montagem

2- Montagem

3- Acabamento e instalação de acessórios

4- Manutenção.

Para que seja possível realizar essas 4 etapas, são necessárias as seguintes ferramentas:

  • Serra elétrica;
  • Disco de corte diamantado;
  • Trena;
  • Esquadro;
  • Fio de Nylon;
  • Parafusadeira;
  • Martelo;
  • Fixadores (pregos, parafusos e outros quaisquer dispositivos de fixação necessários). 

Com tudo isso em mãos, você está pronto para começar!

Para ajudar suas economias: 3 dicas para ter um Telhado BBB - Bom, Bonito e Barato

Pré montagem

Quando se trata de como montar um telhado, a pré montagem é a principal etapa. Antes de iniciar suas operações, é preciso que você se proteja adequadamente. Para isso, são necessários os seguintes equipamento de segurança:

  • Óculos;
  • Luvas adequadas;
  • Capacete;
  • Cinto de segurança;
  • Botas aderentes.

Com os EPI’s em mãos, a primeira coisa a ser feita é a estrutura, que deve ser construída por um profissional especializado, seguir as bitolas de caibros, ripas e espaçamentos de acordo com o indicado para a telha escolhida. Para as terças, a bitola varia de acordo com o espaçamento das tesouras do telhado.

Confira se a inclinação do telhado está de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante da telha.

Após isso, certifique se o esquadrejamento é no alinhamento ideal para as telhas. Em seguida, instale o forro, caso seja necessário para o tipo de telhado, aplique a manta e a fita de coberturas nas sobreposições e então realize o ripamento.

O espaço entre a primeira ripa e o beiral, assim como entre as demais ripas, deve ter as medidas específicas para cada tipo de telha.

Montagem

montagem de telhas

 

Comece instalando duas telhas no canto inferior direito, a partir do beiral. Anote a medida da largura útil entre elas e faça uma marcação. Na marcação, use um prego e um fio de nylon do beiral até a cumeeira para usar como referência na hora de alinhar a sequência de montagem das telhas.

Com o alinhamento pronto, comece a instalar as telhas de baixo para cima. Continue a colocar as telhas respeitando o alinhamento e o encaixe delas.

Existe certos modelos de telhas que necessitam do uso de fixadores, que podem ser grampos ou parafusos. O número de telhas “travadas” no início do telhado varia de acordo com a inclinação do telhado.

Caso seja necessário algum recorte nas telhas, marque as telhas na estrutura o local onde será feito o corte. Use a serra elétrica para realizar essa tarefa.

Acabamento 

Para fazer as junções de todas as águas do telhado, serão usadas as cumeeiras. Comece a instalar pelas pontas. Para isso, no caso de cerâmica, será necessária argamassa para cumeeira, na mesma cor da telha. 

Para aprender mais: Dicas para fazer manutenção de Rufos, Sheds e Espigões

No topo do telhado, coloque na extremidade das telhas um fio de argamassa de aproximadamente 7 cm de espessura. 

Posicione a cumeeira sobre a argamassa e assente. Certifique de manter a instalação alinhada por todo o telhado, utilize um fio de nylon como marcação.

acabamento em telhado

 

Depois de assentar, retire o excesso de argamassa e faça o acabamento usando um colher.

Para o telhado de fibrocimento, utilize a cumeeira ou peças complementares da linha e faça a fixação conforme detalhado nos catálogos.. Não será necessário o uso de argamassa.

Manutenção

Para manter a durabilidade e beleza do seu telhado, você deve fazer manutenção periódica nele. Caso algo esteja errado, não deixe para depois. Uma pequena trinca pode resultar em infiltrações e danos na estrutura. 

Você pode lavar o seu telhado usando uma lavadora a jato. Mantenha o fluxo d’água sempre a favor da água do telhado. Utilize vassouras e escovas. Em hipótese alguma use produtos solventes, abrasivos ou ácidos em suas telhas. 

Essas são as 4 etapas de como montar um telhado. Caso não tenha experiência com este tipo de serviço, não deixe de procurar um profissional qualificado para garantir a qualidade, funcionalidade do telhado e sua segurança.

 

Agora você sabe o passo a passo de como montar um telhado. Se quiser aprender mais sobre telhados, ferramentas, produtos e acessórios, nosso blog está cheio de artigos interessantes para você!