Utilizado desde a década de 50 em países como Japão e Estados Unidos, o sistema construtivo em Light Steel Frame (LSF) popularizou-se também em outros lugares em que a construção civil é tecnologicamente avançada, devido a fatores como otimização da obra, manutenção, função termoacústica, desempenho ambientalmente sustentável, e outros.
Por tratar-se de uma "construção a seco", o método apresenta inúmeros benefícios, utilizando estruturas que levam praticidade e funcionalidade para a obra, além de segurança e economia. Pensando na popularização do LSF, separamos algumas informações no artigo a seguir para que você conheça um pouco mais sobre esse método e como levá-lo para sua construção. Saiba mais!
O que é LSF?
O Light Steel Frame é um sistema construtivo racionalizado formado por estruturas de aço galvanizado leve, revestido por placas (cimentícia e drywall) que substituem as tradicionais estruturas de concreto com blocos e tijolos de alvenaria estrutural.
Basicamente, sua disposição é formada por perfis estruturais (guias e montantes), fechamento externo, isolantes termoacústicos, e fechamento interno, prontos para receber acabamento e pintura.
Utilizando Light Steel Frame
A estrutura leve distribui uniformemente as cargas na fundação, permitindo que sejam mais rasas, reduzindo peso na edificação e proporcionando perfis leves e placas de fechamento, consequentemente, gerando economia.
Diferente da alvenaria tradicional, em que após a construção as paredes são novamente quebradas para a passagem de tubulações e fiações, as instalações elétricas e hidráulicas são passadas antes do fechamento, economizando tempo, material e resíduos.
A laje é formada por vigas corridas ou treliças montadas, que posteriormente são travadas com bloqueadores metálicos. Neste caso, podem ser utilizados produtos para composição de laje seca, como o Painel Masterboard, da Brasilit. As demais etapas da construção, como telhado, forro e acabamentos são idênticas ao método tradicional.
Vantagens do método LSF

São inúmeras as vantagens que se obtêm ao escolher o LSF na construção de seu imóvel. Além de alta resistência e durabilidade, a técnica colabora com o meio ambiente por ser sustentável, pois utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção e tem baixa geração de resíduos.
Outras vantagens do LSF são:
- Organização do canteiro de obras;
- Conforto térmico e acústico;
- Execução da obra mais rápida que o modo convencional;
- Segurança estrutural;
- Economia na fundação;
- Grande facilidade de manutenção.
Gostou deste artigo? Então confira também outras formas de ter sustentabilidade em sua obra!