Blog Brasilit

Tendência
Rooftop 5 inspirações

Rooftop: 5 inspirações de projeto + soluções para o ambiente

08/07/2021

Você já assistiu algum filme ou série em que acontecia uma festa na cobertura do telhado, onde as pessoas conversavam e se divertiam enquanto apreciavam as maravilhosas vistas da cidade?

Esse espaço, que é chamado dentro da arquitetura de rooftop, é cada vez mais incorporado em construções no Brasil, ganhando piscinas, lounges gourmet e até mesmo spas. Vamos conhecer mais de perto essa tendência que oferece vários benefícios? 

 

Rooftop: o conceito

Apesar da tradução de rooftop ser telhado, esse nome também representa hoje um espaço de lazer ao ar livre e refúgio da agitação das grandes cidades. 

Essa tendência, que já faz parte da cultura de países como Estados Unidos, Inglaterra e França desde o século passado, está chegando ao Brasil para levar uma nova opção de diversão durante a rotina, especialmente nos meses mais quentes do ano.

 

5 inspirações de rooftop para o seu projeto

Agora que você entendeu o conceito de rooftop, vamos entender como o lazer pode ser ainda melhor às alturas?

Escolhemos começar olhando para os bares e restaurantes que ganharam sua fama ao redor do mundo, como o La Dolce Vitae, localizado em Barcelona, na Espanha. 

Fonte: A próxima viagem

Localizado no décimo andar de um hotel no frenético Passeig de Gràcia, em Barcelona, esse rooftop bar com um estilo moderno e sóbrio possibilita ter uma vista panorâmica da cidade, com a Sagrada Família em plano de destaque.

Fonte: A próxima viagem

Já o Skybar, nas Bahamas, oferece uma “selva elegante” para os visitantes, com vista para a maravilhosa Cable Beach. 

E em Singapura está um dos bares rooftop mais altos do mundo, a 282 metros acima do nível do mar. Sua vista espetacular de 360 graus da cidade e seu design futurista oferecem uma experiência única às alturas.

Mas se você está planejando um rooftop em uma área residencial, a variedade de espaços se torna ainda maior. Você já pensou, por exemplo, em criar um cinema ao ar livre em um rooftop?

Já para quem tem um “dedão verde”, você pode levar a natureza, quase que literalmente, para um rooftop. Com muita madeira e tons neutros, esse rooftop é um ótimo exemplo de quão aconchegante um espaço como esse pode ser.

 

A Brasilit pode lhe ajudar nesse projeto!

Como você pôde ver, um rooftop é uma ótima opção para quem deseja ter mais estilo e liberdade em uma construção. Mas para também tornar essa obra mais econômica e ágil, a sugestão é o método de construção Light Steel Framing.

Esse sistema construtivo usa estruturas em perfis de aço galvanizado e fechamento em placas cimentícias pré-fabricadas. Ou seja: no lugar de colocar tijolo por tijolo e uni-los com argamassa, o LSF usa componentes prontos de fábrica. Basta montá-los.

Como o aço é mais leve que a combinação do tijolo com o cimento, a obra fica pronta em 20% do tempo de uma em alvenaria. Esse tipo de construção pode ser usado tanto interna como externamente, como fachadas, revestimento das paredes, áreas muito úmidas, platibandas e beirais, entre outros. 

Gostou dessa opção para levar mais design para uma obra dentro do orçamento do cliente? Descubra ainda mais do LSF no artigo Conheça o Sistema de Construção a Seco da Brasilit, uma solução inteligente para construção civil.