Blog Brasilit

Tendência
Tendências em coberturas e telhados para 2021

Tendências em coberturas: ideias inspiradoras para 2021

08/01/2021

O ano de 2020 colocou o lar como um dos pontos centrais na qualidade de vida das pessoas, já que eles se tornaram espaços multifuncionais, como escritórios, escolas, cinemas e muito mais. Nesse processo de redescobrimento, surgiram novas necessidades e, por consequência, a arquitetura se adaptou à essas demandas diante de tantas transformações. E em 2021, o que será que vem pela frente?

A virada de ano é um ótimo momento para renovar as ideias, por isso, reunimos uma lista de tendências internacionais em coberturas e telhados. Desde projetos ousados até soluções para construções mais sustentáveis, continue a leitura abaixo e descubra as nossas apostas para 2021.

Quais são as principais tendências em coberturas e telhados para 2021?

Telhado ecológico

 

Já pensou em utilizar parte da área do teto do seu lar para cultivar uma horta? 

O telhado verde é uma das tendências arquitetônicas para as coberturas e telhados já que traz muito da preocupação crescente em aliar os projetos à sustentabilidade. 

A instalação do telhado verde, além de criar uma ótima camada de isolamento e reduzir a temperatura interna do ambiente, contribui para a melhoria da qualidade externa do ar. Isso é o que podemos chamar de uma escolha inteligente!

Se você gostou da ideia da sustentabilidade, mas não está pronto para algo tão ousado, é possível economizar energia elétrica escolhendo materiais com propriedades térmicas. A telha TopComfort Brasilit, por exemplo, é desenvolvida em camadas funcionais de cimento branco com a tecnologia CRFS. 

O resultado é uma telha mais econômica e durável, que reflete os raios solares e reduz a temperatura interna em até 8 °C. Assim você economiza energia e contribui para o meio ambiente. 

 

Telhado com iluminação natural

Mais luminosidade é a principal vantagem dos telhados de vidro. Dessa forma, eles também seguem a proposta da economia de energia, além possibilitar maior interação dos ambientes internos com o exterior.

Essa sintonia se torna ainda mais especial em construções próximas à natureza, como é o caso do projeto do Atelier Tao + C, localizado em uma floresta na China. Integrado à estrutura já existente de uma antiga casa de madeira, esse projeto uniu o telhado de treliça com partes em vidro, trazendo um visual impactante para o espaço que funciona como um hotel cápsula e biblioteca.

 

Seguindo a mesma lógica, o telhado em vidro também pode ser usado em pontos estratégicos da casa para promover mais amplitude. Olha só que aconchegante essa cobertura de vidro na sala de jantar.

 

Gostou dessa ideia? Que tal dar um passo na direção da Brasilit? Por ser feita de polipropileno, a Telha Translúcida Brasilit permite a entrada de até 70% da luz que bate sobre os telhados, distribuindo luminosidade natural por todos os ambientes e economizando energia. 

Aliando beleza e aconchego, é uma ótima opção tanto para ambientes internos, como cozinha e sala de estar ou jantar, ou externos, como garagem e área de lazer. No vídeo abaixo, inclusive, você pode conferir como é fácil instalar a Telha Translúcida Brasilit:

 

Telhado embutido

Telhado embutido

 

Se você busca um visual clean e contemporâneo para o seu projeto, seja ele residencial ou comercial, o telhado embutido com platibanda pode ser uma ótima inspiração. Além de esconder a estrutura, como calhas e caixa d’água, a sua sombra irá proteger portas e janelas. 

 

Ele também é mais econômico financeiramente, pois requer menos madeiramento em sua construção e menor frequência da manutenção das telhas. Pelo fato de não estarem expostas, elas ficam menos sujeitas a quebrarem ou racharem.

Mas é importante lembrar que nesse tipo de estrutura de telhado não pode faltar uma manta térmica, que garantirá redução de ruídos e de temperatura. 

A Brasilit conta com diversas opções para o seu projeto, como a Manta Isolante Premium, e também a possibilidade de investir em telhas que já proporcionam conforto térmico, como a TopComfort Brasilit. Ambas as soluções reduzem a temperatura interna da construção em até 8ºC, por meio de reflexão e isolamento dos raios solares. 

Mais do que um visual inspirador, as tendências em coberturas para 2021 trazem funcionalidade ao projeto e benefícios como sustentabilidade, praticidade e economia. Gostou?