Blog Brasilit

Dicas
Tesoura de telhado

Tesouras do telhado: o que são e como fazê-las?

23/07/2021

Quando estamos construindo algo é normal sentir curiosidade sobre as diferentes etapas da obra em andamento. Isso, inclusive, é algo muito bom! Afinal de contas, por que não utilizar esse momento para aprender algo novo, não é mesmo?

Quando falamos no telhado, por exemplo, você sabe como é feita a montagem? Quais são as diferentes partes que, quando juntas, protegem o nosso lar de goteiras, infiltração e mofo? 

Se sua resposta foi não, hoje você aprenderá sobre uma das mais importantes peças desse processo: as tesouras do telhado. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura com a gente.

 

O que é são as tesouras do telhado?

Nós falamos logo no início do texto que as tesouras do telhado são uma dos mais importantes componentes da estrutura de cobertura, agora vamos explicar o porquê. 

São o primeiro passo da construção da cobertura, pois são elas que definem a inclinação das águas. O formato triangular na frente de um telhado, inclusive, acontece graças às tesouras.

Elas são composta de 4 partes, que sustentam a construção da cobertura, que são:

  • Linha: é a parte inferior da tesoura, que quando vista de frente é a base do triângulo. Sua função é distribuir toda a carga para as vigas e pilares.
  • Pendural: fica no centro do triângulo. É ele quem sustenta toda a carga das peças diagonais.
  • Diagonal: recebe o peso das terças (responsáveis por sustentar a estrutura superior do telhado e distribuir todo este peso para as tesouras).
  • Chapuz: são as peças responsáveis por fixar as terças nas diagonais.

 

Quais são os tipos de tesouras de telhado?

Se engana quem pensa que só há um tipo de tesoura de telhado. São 9 os principais tipos que vão depender do projeto criado para a construção. Os 9 tipos mais comuns de tesoura são:

  • Tesoura simples;
  • Tesoura sem linha;
  • Tesoura tipo sheed;
  • Tesoura tipo alpendre;
  • Tesoura de mansarda;
  • Tesoura com lanternim;
  • Tesoura simples com asnas;
  • Tesouras com tirantes e escoras.
Tipos de tesoura

 

Fonte: Total Construção

 

Como construir uma tesoura de telhado?

Para começarmos o passo a passo da construção da tesoura de telhado, vamos lhe contar um segredo: para que a estabilidade da tesoura esteja correta, é essencial ter um encaixe perfeito entre a empena e a linha. 

Um encaixe mal feito criará um telhado torto que é esteticamente feio, mas ainda mais importante, que pode causar a infiltração de água durante tempestades. Ou seja: extrema atenção nesse passo, que é onde a construção começará!

Com a atenção devida nesse ponto, vamos entrar no passo a passo da construção?

1º passo - Comece marcando o vão e o meio da linha, onde o pendural será colocado. 

2º passo - Em seguida, marque a inclinação da empena usando um gabarito e alinhe. Então, marque a linha de corte do alinhamento e faça os cortes necessários na empena.

3º passo - Com a empena cortada, marque as linhas de corte da linha e entalhe-a. Mas tome cuidado em se certificar que a linha de centro da empena, a linha de centro da linha e a linha de centro da viga de apoio cruzem um único ponto, ok?

4º passo - Com as linhas de corte entalhadas, vamos olhar para a montagem do pendural, peça que segurará a linha para que ela não fique abaulada. Durante a montagem, não se esqueça de que ele deve ficar travado pelas empenas e que ele não deve encostar na linha.

5º passo - Em seguida, monte as empenas e prenda-as à linha com grampos e parafusos. 

6º passo - Com a estrutura principal montada, acrescente peças complementares como as diagonais, os chapuz e as terças, e pronto! Sua tesoura está pronta para as próximas etapas da montagem do telhado.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a garantir mais qualidade e benefícios nas obras.