Blog Brasilit

Dicas
Tipos de madeira para estrutura do telhado

Quais são os tipos de madeira para estrutura do telhado?

25/06/2021

Quando estamos em uma obra, sempre buscamos entender quais soluções oferecerão o melhor custo-benefício. E uma das etapas que pode mudar muito o valor total da obra é o madeiramento do telhado.

Quer entender quais são as melhores madeiras com o melhor custo-benefício para o telhado? Continue a leitura e descubra quais são os tipos de madeira para estrutura do telhado!

 

Quais são os tipos de madeira para estrutura do telhado?

Para entender quais são os tipos de madeira para estrutura do telhado que representam um maior ou menor investimento, decidimos separá-la em duas categorias: madeiras mais nobres e madeiras com melhor custo-benefício.

Madeiras mais nobres

Dentro das madeiras mais nobres podemos citar:

  • Peroba rosa: uma das madeiras mais caras no mercado, seu uso em telhados é praticamente inviável por ser difícil de ser encontrada;
  • Angelim: mais leves e resistentes, facilitam o processo de instalação. É usada na produção de grande parte das portas e janelas;
  • Parajú ou maçaranduba: uma madeira nobre com um preço mais acessível que as outras, ela tem como principal vantagem a alta resistência, ideal para suportar os grandes pesos e impactos que incidem sobre uma cobertura.

Madeiras com melhor custo-benefício

Agora vamos conferir os tipos de madeira para estrutura de telhado que oferecem um melhor custo-benefício:

  • Garapeira: com um valor intermediário e alta resistência à estresses mecânicos e umidade, ela tem como principal diferencial uma maior resistência aos cupins;
  • Carambá: uma das opções mais utilizadas pelo seu custo-benefício, além de aguentar bem a umidade e ser muito dura;
  • Eucalipto: uma das madeiras maciças mais baratas no mercado. Entretanto, por atrair cupins e ser sensível à umidade precisa de tratamentos e manutenção periódica.

 

Principais dúvidas sobre as madeira para estrutura do telhado

O que é madeira aparelhada?

Basicamente isso significa tratar as peças para que fiquem mais lisas e com um acabamento mais fino. Se parte da madeira que você for utilizar na obra ficar aparente, é sugerido aparelhar as peças para um acabamento esteticamente bonito.

A telha que escolhi usar no telhado influencia a escolha da madeira?

Sim, afinal de contas cada tipo de cobertura tem um peso diferente. Enquanto uma telha de concreto é pesada e pede por extra madeiramento, telhas como as de fibrocimento são mais leves e tornam a obra mais econômica.

Como as telhas de fibrocimento são leves e podem ser instaladas com baixas inclinações, a quantidade de madeira utilizada é reduzida, o que reduz também o preço total do telhado. 

Ah, e não podemos esquecer também do design que telhas de fibrocimento como a Ondina oferecem, deixando a obra ainda mais bonita.

Leia também: Mitos e Verdades do Fibrocimento

É necessário envernizar a madeira nos espaços em que ela estará aparente?

Essa resposta depende do tipo de madeira escolhida para construção. Apesar do envernizamento ser uma opção para deixar a madeira mais bonita, existem também madeiras nobres que ficam ainda melhores sem verniz, onde a própria madeira ficará mais bonita que uma versão envernizada.

Esperamos que esse artigo tenha respondido suas dúvidas sobre os tipos de madeira para estrutura do telhado. Se quiser aprender ainda mais conosco, que tal conferir outros artigos que publicamos no nosso blog? Apostamos que você encontrará algum assunto do seu interesse!