Placa Solar no Telhado

Dicas
Placa Solar no Telhado de Fibrocimento

Placa Solar no Telhado

18/01/2019

Você deseja contribuir com a natureza e instalar uma fonte de geração de energia elétrica limpa em sua casa? A Brasilit lhe dá uma forcinha. Os telhados de fibrocimento permitem a fixação de placas de energia solar para que você possa realizar as atividades do dia a dia, como tomar um banho quente ou carregar o celular, a partir de uma fonte sustentável.
Entretanto, é necessário que você tome alguns cuidados para que a geração de energia solar não vire uma enorme dor de cabeça em decorrência de qualquer tipo de danos às suas telhas. Quer saber como? A gente explica.

O primeiro ponto importante é que você tenha em mente que qualquer tipo de equipamento a ser instalado no seu telhado de fibrocimento, seja ele uma placa de energia solar, antena de TV, unidade externa de condicionador de ar e por aí vai, não deve ser apoiado sobre as telhas, mas sim na estrutura do telhado. O porquê disso é simples: as telhas são projetadas para resistirem ao próprio peso e a eventuais cargas durante processo de montagem e/ou manutenção. E só!

Placa Solar no Telhado



Na hora de instalar a sua placa solar, use disco de corte ou brocas para perfurar as telhas e fixar o produto na estrutura logo abaixo delas.

Aqui cabe outro aviso: grandes orifícios ou cortes poderão comprometer a estrutura da telha. Um motivo a mais para que a estrutura abaixo da cobertura seja preparada para acolher tais esforços. Além disso, como você deve imaginar, uma telha perfurada é uma telha sem capacidade de conter a água da chuva. Esse problema você resolve usando soluções da Brasilit que contribuem para a vedação em caso de trincas ou em perfurações propositais, como é o caso desse exemplo. Listamos duas: Selamax, que é um selante elástico, e BrasiTape, uma manta autoadesiva aluminizada altamente resistente.

Brasitape e Selamax

Pronto. Agora você já sabe que pode instalar uma placa solar em seu telhado de fibrocimento e contribuir com a natureza. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo Fale Conosco, pelo telefone 0800 11 6299 ou por nossas redes sociais.