Saiba como instalar telha ondulada corretamente com este passo a passo

Dicas
Saiba como instalar telha ondulada corretamente com este passo a passo

Saiba como instalar telha ondulada corretamente com este passo a passo

27/06/2019

Entre as muitas opções de cobertura para projetos de construção, está a telha ondulada. Esse tipo de material apresenta diversos modelos disponíveis no mercado e escolher um entre tantos não é uma tarefa fácil, pois essa decisão envolve aspectos técnicos, estéticos e também financeiros.

Para que a obra fique de acordo com o esperado, é preciso que o estilo de telha esteja de acordo com o projeto, tendo o peso adequado para estrutura e valor apropriado para seu orçamento. Além disso, a cobertura escolhida deve ser resistente a intempéries. Para ajudar a não errar na instalação da telha, fizemos um passo a passo. Confira!

 

Passo a passo para a instalação

Antes de iniciar a instalação da telha ondulada, calcule corretamente a inclinação do telhado para ajudar no escoamento da água, evitando infiltrações e desgastes. Cada telha da Brasilit indica em seu carimbo a inclinação adequada.

Não se esqueça de respeitar o vão livre máximo adotado para a telha escolhida, garantindo melhor desempenho para a cobertura e certifique-se também de instalar as telhas do lado correto, ou seja, com o carimbo voltado para a parte de cima.

 

Montagem

A montagem das telhas onduladas deve ser iniciada do ponto mais baixo do telhado para o ponto mais alto, encaixando simultaneamente os dois lados do telhado e, em seguida, colocando as cumeeiras.

 

Recobrimento e cortes de canto

Essa etapa de instalação da telha ondulada exige muita atenção. Para recobrimento longitudinal, o valor mínimo indicado é de 20 cm, já para o recobrimento lateral, indica-se 5 cm. O corte de canto deve ser feito na sobreposição de 4 telhas. Após realizá-lo, sobreponha as telhas encaixando-as e repetindo o processo também na cumeeira.

 

Fixação

A fixação deve ser realizada perfurando a telha ondulada e também a estrutura, sempre com o cuidado de utilizar as brocas apropriadas para cada superfície. Ao fixar os parafusos galvanizados com conjunto de vedação, certifique-se de não apertá-los excessivamente, evitando assim trincar as telhas. 

 

Caminhamento

Uma dica importante para o momento da instalação é não caminhar diretamente sobre as telhas. Utilize tábuas colocadas por cima do material para se movimentar sobre o telhado, distribuindo melhor o peso do corpo na cobertura.

 

Viu como é fácil instalar corretamente uma cobertura de telha ondulada? Acompanhe também nosso vídeo e visualize cada um dos passos acima antes de instalar seu telhado!

 

 

Gostou deste passo a passo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!