Entenda como calcular a inclinação da telha Ondulada

Dicas
Entenda como calcular a inclinação da telha ondulada

Entenda como calcular a inclinação da telha Ondulada

02/07/2019

Todos os estágios de uma construção precisam ser feitos com planejamento e cautela, afinal, qualquer erro pode comprometer toda a estrutura. É fundamental dar atenção especial para o cálculo da inclinação da telha ondulada, dado que essa é a parte da estrutura que terá maior exposição às agressões do ambiente, protegendo os moradores do frio, calor, poluição, chuva e vento.

Pensando na importância de ter a inclinação correta, desenvolvemos o artigo a seguir com a intenção de esclarecer como realizar o cálculo de forma certa e segura. Confira!

 

A importância do cálculo de inclinação do telhado

O cálculo deve ser feito corretamente para permitir, além da proteção, o escoamento da chuva com segurança, evitando acúmulo de água e, consequentemente, formação de goteiras e infiltrações, que podem ocasionar curto-circuitos no sistema elétrico, colocando vidas em perigo. A umidade favorece também a formação de fungos e mofo, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças alérgicas e respiratórias.

 

Como calcular a inclinação da telha ondulada

A inclinação de um telhado é medida em porcentagem (%) facilitando o processo, visto que os cálculos realizados com ângulos estão mais propensos a erros. Quando a inclinação recomendada é de 5%, por exemplo, significa que a cada 100 centímetros de estrutura na horizontal, o telhado deve subir 5 centímetros na vertical.

Se considerarmos que a distância do telhado seja de 5 metros, e a inclinação ideal do telhado seja de 30%, em que H é a altura, teremos então: H = 5 metros x 30% = 1,5 metros.

 

Tipos de telha de fibrocimento

Cada material é indicado para um tipo de obra, assim, cabe ao responsável pela construção escolher o tipo de telha ideal.

O tamanho é outro fator importante, quanto maior a peça, menor a inclinação da telha de fibrocimento. Já quanto menor a peça, maior a inclinação recomendada. Veja os tipos de telha de fibrocimento mais utilizados pela sua qualidade e durabilidade:

Com as dicas acima você já sabe a importância da inclinação da telha de fibrocimento e está pronto para realizar o cálculo de seu telhado corretamente. Não se esqueça de conferir com um profissional especializado no serviço!


Quer ter mais informações sobre as telhas de fibrocimento? Então acesse agora mesmo a página de produtos Brasilit e conheça mais sobre eles!