Arquitetura moderna: tendências para o seu projeto

Dicas
Arquitetura moderna

Arquitetura moderna: tendências para o seu projeto

16/07/2019

Se antes os ambientes eram carregados de objetos de decoração, com excesso de cor ou textura, hoje essa tendência pode ser considerada démodé. A arquitetura moderna veio para quebrar este conceito, trazendo uma proposta de ambientes com formas geométricas simples, sem muitos ornamentos, inserindo o uso do concreto nos espaços, seja na estrutura ou em bancadas. 

Quer entender melhor sobre o conceito da arquitetura moderno e como ele pode ser aplicado no seu projeto? Então continue a leitura do artigo, vamos contar tudo para você! 

 

Características da arquitetura moderna

São considerados os 5 pontos da arquitetura moderna: 

 

  1. Fachada livre: é a fachada com abertura máxima, na qual é utilizada vidro como fechamento da área ou até mesmo deixado um vão aberto. 

  2. Pilotis: obras sustentadas por vários pilares no pavimento térreo.

  3. Terraço Jardim: a cobertura é utilizada como área social para lazer. 

  4. Janelas em fita: são janelas horizontais contínuas, interligadas, para total cobertura da fachada e sem afetar a estrutura. 

  5. Planta livre: é a ideia de espaços integrados, com menos divisórias. 

 

 

Arquitetura moderna na prática 

Os novos conceitos e definições estabelecidos e ligados ao moderno estimularam novas tendências na arquitetura. Os profissionais da área passaram a criar projetos com casas mais iluminadas, ventiladas e com maior interatividade com o ambiente externo. 

A famosa afirmação ‘menos é mais’, do arquiteto modernista alemão Ludwig Mies van der Rohe, é a maior referência que representa a tendência de arquitetura quando se refere ao moderno. Isso porque os adornos excessivos são deixados para trás e abrem espaço para traços e estruturas funcionárias, práticas e necessárias. Ou seja: se não for agregar para o projeto, não precisa estar ali. 

Além disso, também faz parte do design moderno o uso de linhas retas, com traços bem definidos e simples.

 

Tendências do moderno para o seu projeto

Confira, a seguir, alguns destaques do que é tendência para projetos ligados à arquitetura moderna: 

 

  • Conforto no ambiente: é o conceito de ter acesso a algo que ofereça comodidade e conforto, mas sem prejudicar o meio ambiente, se tornando sustentável. Nesta proposta, a ideia é utilizar a tecnologia para administrar os elementos de forma integrada, como condições térmicas, de iluminação e gasto de energia. 

 

  • Cores: atualmente, algumas cores têm sido preferidas para aplicação na fachada das casas e detalhes da decoração. O verde, vermelho, assim como tons terrosos, estão em alta e podem ser notados nos projetos mais recentes.

 

  • Estilo Industrial: mesmo tendo surgido há muito tempo, no início da história da arquitetura moderna, o estilo industrial permanece. Portanto, encanamentos aparentes, paredes de tijolos, metal, uso de cores fortes com outra de tom básico, são nuances de uma projeto categorizado como moderno. 

 

Outra característica marcante é o uso de concreto aparente em paredes e pisos. A ideia é deixar o ambiente com referência ao estilo urbano.

A construção a seco pode ser uma excelente opção para conseguir este resultado. Isso porque é feita com o uso de placas cimentícias. Além de prático e rápido, esse método de construção é parceiro do meio ambiente, pois produz menos resíduos e consome menos água durante a execução do projeto.

O:\Comercial\Marketing\Marketing\Promoção &  Propaganda\Fotos & Imagens\OBRAS - MP\2012 - Interior de Placa Escritorio - Londrina PR\Esc_PK5_Escritorio Londrina_placa cimenticia.jpg

  • Pontos de luz estratégicos: para valorizar a fachada da casa, a iluminação deve ser instalada em pontos estratégicos, valorizando os elementos do projeto arquitetônico, assim como o paisagismo. 

 

Gostou das nossas dicas para arquitetura moderna? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro do mundo de decoração e construção civil!