Manutenção de telhados: o que fazer para durar mais?

Dicas
Manutenção de telhados

Manutenção de telhados: o que fazer para durar mais?

10/09/2019

Uma das partes estruturais mais importantes de uma edificação é o telhado. É ele que proporciona conforto e segurança para os moradores. Além disso, também protege a edificação de intempéries e fenômenos naturais como radiação solar, chuvas e ventos. Se a cobertura tem goteiras, por exemplo, o interior do ambiente irá sofrer com umidade. Por isso, é indispensável priorizar a manutenção de telhados

Dessa forma, você evita problemas como, quebra de telhas, infiltrações ou, em um caso mais extremo, a queda parcial ou total das telhas. Afinal, é bem mais fácil realizar a manutenção correta e periodicamente do que ter que resolver situações como essas, executando conserto de telhado

Com cuidados básicos como a limpeza de telhado, é possível aumentar a vida útil das telhas, garantindo também um ambiente agradável para todos.

Quer saber como fazer essa manutenção do jeito certo? Confira as dicas que preparamos para orientá-lo! 

 

Antes de começar, é importante saber quanto tempo dura um telhado 

É claro que essa durabilidade está ligada à manutenção de telhados. Daí a importância de ter cuidados com a edificação. 

Ah, vale lembrar também que contar com a ajuda de um profissional qualificado faz toda a diferença. Isso porque a garantia não se estende à mão de obra. Por isso, contrate quem entende do assunto: esse é um investimento que vale a pena.

Além disso, vale seguir as dicas que apresentaremos a seguir!

 

Faça a limpeza de telhado periódica 

Quando você limpa as telhas periodicamente, evita o acúmulo de sujeira e, com isso, os entupimentos, que impedem o escoamento da água pela calha. 

No momento da limpeza, tome cuidado e não pise diretamente sobre as telhas, independentemente do material de que elas forem feitas. Uma prática segura é usar uma tábua de madeira como suporte e evitar caminhar sobre elas. Desse modo, o peso é distribuído e as telhas não sofrem danos. Importante: sempre chame um profissional para realizar a tarefa e exija o uso dos equipamentos de segurança.

 

Evite adiar os reparos: eles precisam ser feitos!

Não pense que deixando os reparos para depois, os problemas serão resolvidos com mais facilidade. Pelo contrário, eles tendem a se multiplicar conforme o tempo avança. Por isso, é essencial fazer os reparos de imediato, evitando outros danos.

Veja, a seguir, quais aspectos merecem sua atenção:

Revise as fixações

As fixações são fundamentais porque evitam que as telhas se movimentem ou sejam arrancadas com a ação dos ventos. Com o tempo, porém, elas podem ficar soltas ou perder um pouco da vedação por conta de borrachas ressecadas. Daí a importância de remover fixações danificadas, trocar as borrachas e vedar muito bem os locais, evitando infiltrações. 

O adesivo selante elástico Selamax é perfeito para fazer essas vedações. Impermeável e com excelente resistência a intempéries e raios solares (UVs), ele se adapta facilmente a várias superfícies, sendo indicado para reparos de coberturas. 

Lembre-se das calhas e rufos também

Para fazer a manutenção de telhados, é preciso verificar o estado das calhas e rufos também. Eles têm o importante papel de assegurar a cobertura do imóvel. Por isso, sempre que fizer limpeza das telhas, lembre-se das calhas e rufos. Se esquecidas e entupidas, elas podem provocar infiltrações.