Conheça as funções de todas as partes do telhado

Dicas
Conheça as funções de todas as partes do telhado

Conheça as funções de todas as partes do telhado

17/09/2019

Além de ser fundamental, o telhado define o modelo de uma casa. Existem diversas opções, e para escolher a que melhor se encaixa às suas necessidades, é preciso conhecer todas as partes do telhado e suas funções.

Conhecer a composição de um telhado e entendê-la previne problemas muito comuns em uma cobertura malfeita, por exemplo:

Leia também: Como impermeabilizar sua residência e se livrar do mofo

Esses são apenas algumas das patologias que um telhado mal feito pode causar em uma casa. E então, quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura e aprenda!

 

A composição de um telhado

A composição de um telhado

Com função de cobrir e proteger uma edificação, o telhado é composto de uma série de partes. 

 

Como é formada a cobertura de um telhado

A escolha da telha varia de acordo com a necessidade da edificação, orçamento e por fim, o gosto do proprietário.

Fiada: é uma fileira de telhas na horizontal.

Água: conhecida também como caída em algumas regiões do Brasil, a água de um telhado é a inclinação, o que determina para quais direções a água irá escorrer.

Cumeeira: é a parte do telhado que une as águas, normalmente se encontra no ponto mais alto da cobertura.

Beiral: é o limite do telhado, é uma projeção do além das paredes da construção. É o lugar onde as calhas são instaladas e tem como principal função evitar que a água caia diretamente nas paredes externas ou entre pelas portas e janelas.

Espigão: muito parecido com a cumeeira, porém, o espigão não une as águas de um telhado, mas as divide. Ele se encontra normalmente nas diagonais do telhado, separando uma água de outra.

Rincão ou água furtada: é também um delimitador de água, porém, ao contrário de um espigão que é saliente, o rincão é côncavo, uma espécie de calha que divide as águas.

Rufo: o rufo é responsável por impedir que a água infiltre. Para isso, ele é instalado onde paredes e telhados se encontram e impossibilitam o encaixe perfeito das telhas. 

 

Confira: Dicas para fazer manutenção de Rufos, Sheds e Espigões

 

A estrutura de um telhado

A estrutura de um telhado é o que sustenta toda sua cobertura. Confira seus componentes:

Tesoura

A construção do telhado tem seu início na tesoura. É ela quem define a inclinação das águas e dá o formato de triângulo na frente de um telhado. Devido sua importância para toda a estrutura do telhado, a tesoura é constituída de 4 partes chave para sustentação e construção do telhado. Entenda:

Linha: é a parte de baixo da tesoura, vista de frente é a base do triângulo. Sua função é distribuir toda a carga para as vigas e pilares.

Pendural: fica no centro do triângulo. É ele quem sustenta toda a carga das peças diagonais.

Diagonal: recebe o peso das terças.

Chapuz ou calço: são as peças responsáveis por fixar as terças nas diagonais.

Ripas

As ripas são as peças que ficam na longitudinal do telhado. Elas servem como apoio para as telhas e distribuem pelos caibros todo o peso da cerâmica.

Caibros

Os caibros estão localizados entre as terças e ripas e perpendicular a elas. Servem de estrutura e suporte para as ripas e fixado nas terças.

Terças

São responsáveis por sustentar a estrutura superior do telhado (cobertura, ripas e caibros) e distribuir todo este peso para as tesouras, base estrutural do telhado.

 

Dica especial: 3 dicas para ter um Telhado BBB - Bom, Bonito e Barato

 

Com todas essas informações você já sabe como é formada a estrutura e a cobertura de um telhado, além de conhecer a função de cada peça nessa composição. Quer saber mais sobre construção civil e seus mais diversos assuntos? Visite nosso blog e aprenda!