Construção a seco: tudo sobre esse sistema construtivo de alto desempenho

sistemas
Construção a seco

Construção a seco: tudo sobre esse sistema construtivo de alto desempenho

03/10/2019

A construção a seco é muito usada na América do Norte, Europa, Ásia e agora vem ganhando espaço no mercado brasileiro de construção civil. O método se destaca pela agilidade, custo, economia e limpeza na construção e/ou reformas.

Uma construção seca é rápida, resistente a umidade, segura, prática em manutenções e extremamente sustentável.

 

O que é uma construção a seco

A construção a seco é feita a partir da combinação, montagem e instalação de estruturas fabricadas. No caso do Sistema Nextera, divisão de construção a seco da Brasilit, são utilizados perfis galvanizados de Light Steel Frame com fechamento em placas cimentícias, além dos demais produtos que compõe o sistema como materiais de isolamento temo-acústico.

Confira: Ao construir com placas cimentícias, procure um profissional qualificado

 

As vantagens do método construtivo com estruturas Steel Frame

As vantagens do método construtivo com estruturas Steel Frame

 

Este método construtivo usa perfis de aço galvanizado chumbados na sustentação como  base estrutural da edificação. Como o aço é mais leve que tijolo e cimento, a fundação é mais simples e exige muito menos recursos produtivos.

Em relação ao método tradicional, a construção steel frame oferece uma série de benefícios e vantagens. Destaca-se o tempo de conclusão da obra, que chega a ser até 60% mais rápido que alvenaria.

Por usar materiais adequados com padrões e normas de segurança, uma construção a seco permite que os processos construtivos sejam seguros, práticos e aconteçam com um número mínimo de retrabalhos. A obra acontece garantindo a saúde e bem-estar dos colaboradores envolvidos, desde que utilizados os EPIs (Equipamentos de proteção individual) recomendados.

Leia Também: 5 coisas que você não sabia sobre Construção a Seco

 

A fácil manutenção das construções a seco é a melhor parte!

A construção a seco utiliza estruturas de aço galvanizado e placas cimentícias. Toda a tubulação elétrica e hidráulica da edificação fica no vão entre as paredes. 

Para realizar a manutenção basta abrir um corte na placa onde se encontra o problema e substituir os itens necessários. 

Nada de quebrar parede e sujar a casa inteira para consertar um cano ou passar fio pelos cômodos!

Não deixe de ler: Inove! Use as placas cimentícias para revestir as paredes

Além das vantagens em relação ao método construtivo convencional, a economia de tempo, recursos e facilidade na montagem e manutenção, uma construção seca é extremamente sustentável. Isso porque consome um volume mínimo de água para ser realizada, produz volume reduzido de resíduos e entulhos. 

 

Gostou de aprender tudo sobre construção a seco? Tem mais alguma dúvida? Entre em contato com a Brasilit para saber mais!