3 dicas imperdíveis para pintar o telhado e mudar o visual da sua casa

telhas
homem pintando o telhado

3 dicas imperdíveis para pintar o telhado e mudar o visual da sua casa

24/10/2019

Bateu aquela vontade de mudar o look da casa mas ainda não sabe o que fazer e quer gastar pouco dinheiro? Uma ótima ideia para isso é pintar o telhado. Além de ser uma forma econômica para dar uma levantada no visual, não existe limites para inovar nas cores.

O telhado além de proteger uma edificação é um dos itens mais importantes para firmar a identidade do projeto da casa. Por isso, qualquer alteração nele é transformadora na estética e no visual. 

Leia também: Manutenção de telhados: o que fazer para durar mais?

Quer aprender como pintar o telhado? Continue a leitura, confira as dicas e prepare-se para renovar a aparência de sua casa!

Dica 1 - Prepare a cobertura

Antes de pintar o telhado é preciso preparar toda a cobertura para receber o novo revestimento.

Primeiramente a limpeza, lave todas as telhas com jato d´água, sabão, esponjas e panos. Não use esponjas de aço ou outros produtos abrasivos, você pode danificar as telhas. 

Não deixa de usar os equipamentos de segurança necessários para a tarefa como: óculos de proteção, botas aderentes, luvas, capacete e o que mais for preciso.

Após o telhado secar, certifique-se se as telhas estão sem poeiras ou outros resíduos. É fundamental para a qualidade da pintura que a superfície das telhas estejam livres de qualquer sujeira. 

Confira: Descubra como evitar animais indesejados no telhado e Dicas para fazer manutenção de Rufos, Sheds e Espigões

Dica 2 - Organize suas ferramentas, arrume o telhado e escolha as tintas

Trabalhar sem as ferramentas adequadas é certeza de serviço mal feito. Após escolher a tinta, converse com o vendedor sobre quais as ferramentas e produtos necessários para garantir a qualidade e durabilidade do no revestimento no telhado.

Você pode também optar por telhas de fibrocimento coloridas como a Ondina Plus e TopComfort. Essas telhas possuem características únicas de reflexão da luz solar, um excelente acabamento, durabilidade e conforto termoacústico.

Além disso, não deixe de examinar a presença de telhas quebradas. Caso encontre, substitua por telhas novas. Deixe a gambiarra de lado, o barato sai caro, sempre!

Separe seus reservatórios, rolos de espuma, pincéis e realize as diluições necessárias. Para as telhas de fibrocimento é recomendado o uso de tinta acrílica a base de água.

Dica 3 -  Pré pintura e pintura final

É fundamental uma preparação antes de iniciar a coloração do telhado. Caso exista resquícios de substâncias gordurosas ou oleosas nas telhas, use desengraxante e passe um pano seco para deixar a superfície das telhas preparadas para receber tinta.

Se for a primeira vez que suas telhas estão recebendo tinta, é muito recomendado passar uma demão de primer. 

Aguarde todas as telhas secarem após estes processos para então iniciar a pintura.

Para pintar, você pode usar os rolos para as superfícies e os pincéis para acabamento. Se existir a possibilidade de usar um pressurizador de tinta, o resultado é melhor e o serviço pode ser feito em um terço do tempo. 

O indicado são duas demãos de tinta, mas não deixe de conferir, caso a pintura não esteja uniforme passe uma demão adicional.

Agora você está pronto para pintar o telhado. Você pode encontrar um pintor aqui. Se quiser aprender mais sobre telhas, telhados e acessórios para cobertura visite nosso blog, está cheio de informações úteis para você!