Construção rápida: LSF, drywall e placas cimentícias

sistemas
Light Steel Frame, Drywall e Placas Cimentícias

Construção rápida: LSF, drywall e placas cimentícias

26/06/2020

Se você tem em mente construir uma casa, reformar ou até aumentar seu imóvel, é importante lembrar que é possível executar este serviço de modo eficiente, rápido e sustentável. Mas como? Com a construção a seco!

Mas afinal, como funciona? Quais as diferenças entre Light Steel Framing (LSF), placas cimentícias e drywall? Quais as principais vantagens? 

Pensando em responder essas principais dúvidas que podem surgir quando falamos deste assunto, elaboramos este material para você. Continue a leitura para entender mais e encontre também algumas dicas de como usar esses materiais para fazer uma construção rápida. Confira!

Descubra o que são LSF, drywall e placas cimentícias

Uma construção rápida é sinônimo de sustentabilidade e limpeza, com o mínimo de desperdício. Quando uma obra é executada usando o Light Steel Frame (LSF) como estrutura e placas cimentícias ou drywall como paredes, ela atende a esses requisitos.

Entenda como funcionam essas 3 soluções, suas principais vantagens e uma dica de como usar cada uma delas para ter uma construção ágil, efetiva e sustentável:

Light Steel Frame

Light Steel Frame

 

Este sistema construtivo usa perfis de aço galvanizado, normalmente comercializados em barras de 3 m, podem também ser fabricados sob medida, o que agiliza ainda mais a montagem no canteiro. Com a construção a seco, você consegue ter o controle total dos materiais que serão utilizados na sua obra e o desperdício é quase zero. O resultado disto é uma obra rápida, limpa e que se preocupa com o seu bolso.

As principais vantagens do LSF são:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Ótimo conforto acústico e térmico;
  • Volume de entulhos e outros resíduos mínimos, próximo a zero ou nenhum;
  • 25% do tempo de construção quando comparado com métodos construtivos convencionais (tijolo e cimento);
  • Valor final da obra fiél ao valor do orçamento;
  • Fácil instalação hidráulica e elétrica;
  • Fácil manutenção.

Dica para uma construção rápida com LSF

Como os perfis são metálicos, o peso do “esqueleto” da edificação é leve e extremamente bem distribuído. Por isso, na hora do projeto de fundação é importante que o engenheiro leve em consideração essa informação, pois você pode economizar muito utilizando estruturas mais leves, como o radier. Lembre-se sempre de consultar um profissional, o cálculo correto é super importante em qualquer obra.

Placas cimentícias

As placas cimentícias otimizam o tempo de construção, o espaço físico e ainda oferecem facilidade e qualidade no acabamento. 

É uma alternativa rápida e limpa para levantar paredes internas, construir fachadas, beirais, platibandas entre outros. Além disso podem ser usadas como vedação para edifícios de até 90 metros de altura.

Excelente opção para obras com cronograma apertado. Estão disponíveis em vários formatos e espessuras. Além disso, as placas cimentícias oferecem as seguintes vantagens:

  • Montagem limpa e rápida;
  • Resistente a fungos e microorganismos;
  • É resistente à umidade;
  • Não é inflamável;
  • Material maleável e resistente à flexão e intempéries;
  • Não oxida;
  • Pode ser usada aparente, destacando o aspecto de cimento do produto.

Drywall

Drywall

 

Quando se pensa em uma alternativa rápida, prática e limpa para construir paredes internas, o drywall é a melhor solução. São placas compostas de gesso e revestidas com papel cartão, que proporcionam um acabamento de alta qualidade.

Hoje a Placo tem um portfólio completo, com placas mais leves que facilitam a instalação nos forros, placas mais robustas que são ideais para fixar quadros, televisores e outros objetivos, placas que melhoram o desempenho acústico entre ambientes, e até mesmo placas de gesso que podem ficar em ambientes molháveis, como cozinhas e banheiros.

Leia Também: Tudo Sobre Drywall

Assim como as placas cimentícias, o drywall também é muito usado em construções com estruturas LSF.

As placas Drywall estão disponíveis em 3 tipos:

  • A rosa, resistente ao fogo;
  • A verde, para locais com alto índice de umidade;
  • A branca, o tipo padrão, usado para ambientes internos e secos.

Ao usar o drywall em sua construção você conta com uma série de vantagens, confira:

  • Alto desempenho termoacústico;
  • É possível montar paredes com nichos em diversos tamanhos;
  • Fácil instalação de iluminação e sistema hidráulico;
  • Paredes leves e desperdício mínimo de material, próximo a zero;
  • Acabamento final proporciona alto desempenho estético, agilizando todo o processo de revestimento das paredes.

Dica para usar o drywall

Você pode usar o drywall e seus acessórios para construir parte da mobília da casa, muitas vezes é possível fazer prateleiras, estantes, painéis para TV, balcões e nichos. Inclua no cálculo do seu projeto ou utilize a sobra do material usado para as paredes.

Desta maneira além de tornar a obra ainda mais sustentável você pode reduzir os custos no acabamento.

Não se esqueça que para ter efetividade nos processos construtivos usando os materiais citados é indispensável contar com profissionais qualificados, com experiência na montagem e execução dos processos.

Agora você já sabe como fazer uma construção rápida usando o LSF, drywall e/ou as placas cimentícias para ter uma obra rápida, eficiente e sustentável. Continue navegando no site da Brasilit tire suas dúvidas sobre construção civil.