Telhado para garagem: um guia para construir ou reformar

telhas
Telhado para garagem

Telhado para garagem: um guia para construir ou reformar

21/08/2020

Imagem: hbrengenhariaemontagens.com.br

Ter um espaço para proteger seu automóvel e outros bens do sol e da chuva é fundamental para mantê-los bem conservados e evitar prejuízos. Nada mais indicado neste caso que um telhado para sua garagem. 

Seja para uma nova construção ou reforma, na hora de fazer esse tipo de cobertura é indispensável saber quais são as opções disponíveis e os prós e contras de cada material. Além dos modelos de telhas e opções de estruturas, é preciso levar em consideração  algumas outras coisas antes de construir.

Quer saber quais são? Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que devo saber antes de construir um telhado para garagem

Primeiramente, se você vai ampliar sua casa com um telhado para garagem, é recomendável ir até a prefeitura de seu município com a escritura da casa, plantas e o projeto da nova garagem para notificar a reforma.

Seu pedido de aprovação da reforma será avaliado e, caso seja necessário, as regras e instruções sobre procedimentos serão passados para garantir que tudo seja construído legalmente.

Caso o imóvel se encontre num condomínio, é necessário todo o trâmite legal, além da autorização do síndico.

Lembre-se de que um bom projeto leva sempre em consideração o número de veículos e o espaço que ocupam com suas portas abertas. Garanta espaço também para o acesso dos automóveis, fluxo de pessoas, tipo de portão e áreas para armazenamento e/ou decoração caso exista a necessidade.

Tipos de telhado para garagem

Tipos de telhado para garagem

 

Na maioria dos casos, os telhados para garagem são construídos com estruturas metálicas, de alvenaria ou madeira, por serem opções práticas, rápidas e com grande disponibilidade de materiais e mão de obra qualificada.

Nestes três tipos, a estrutura é simples. Pilares de sustentação e elementos de suporte para as telhas. Em casas e espaço reduzidos é recomendado estruturas de madeira ou alvenaria. 

Para condomínios e estacionamentos de edifícios, as estruturas metálicas são uma excelente opção por sua agilidade no tempo de construção e manutenção simplificada, além de baixo custo.

Leia também: Melhore o conforto térmico do seu novo projeto

Entre as opções, podem ser usados os seguintes tipos de telhas para estes 3 tipos de estrutura:

Elas podem ser colocadas diretamente na estrutura ou sobre forros isolantes e são encontradas em uma infinidades de formatos, tamanhos e cores.

As telhas de fibrocimento são leves e de fácil instalação, exigindo uma estrutura menos complexa. Entre os tipos disponíveis, estão as telhas estruturais, que precisam de pouca inclinação, o que é ideal para esse tipo de estrutura.

Gostou de aprender um pouco mais sobre telhado para garagem e seus tipos de estrutura e cobertura? Compartilhe essas informações com quem também precisa saber e continue no blog para aprender muito mais!