Tapumeplac: confira o passo a passo para fechar uma obra

Produto
Tapumeplac

Tapumeplac: confira o passo a passo para fechar uma obra

04/09/2020

Presente em todas as etapas da construção, o tapume serve como barreira física entre a via pública e a obra, organizando o fluxo e protegendo os materiais, ferramentas e a segurança das pessoas que não participam do canteiro. 

Mas investir em tapume é sempre uma dúvida, já que os convencionais em madeira possuem resistência muito baixa contra chuva, sol, vento e umidade. Dependendo do tempo e tamanho da obra, o produto pode ser trocado mais de uma vez devido sua baixa durabilidade.  

Ao contrário dos tapumes de madeira que são pouco resistentes, usar tapume de placa cimentícia garante mais durabilidade. A tapumeplac, por exemplo, permite que essa estrutura seja resistente e estável do começo até o fim do empreendimento, devido à sua impermeabilidade, resistência às intempéries, imunidade contra cupins, pragas e ao fogo.

É um produto que alia a facilidade de instalação da madeira, com a resistência e durabilidade do cimento. Siga a leitura e aprenda como usar o tapumeplac para fechar sua obra rapidamente e mantê-la organizada, segura e delimitada.  

Os materiais e ferramentas necessários para fechar a obra com placa cimentícia

Dimensões ideais da placa

  • Altura: 2,20 m;
  • Largura: 1,20 m;
  • Espessura: 4 mm.

Ferramentas

Além da utilização dos EPI’s indicados para a construção civil, serão necessárias as seguintes ferramentas:

  • Cavadeira para abrir os buracos das vigotas de madeira;
  • Pontaletes (5x5 cm);
  • Ripas (tabeiras);
  • Prumo;
  • Linha;
  • Trena;
  • Parafusadeira com limitador drywall para fixar as placas cimentícias (parafuso gn 25) ou martelo e prego 12x12 de aço;
  • Martelo e pregos de aço 17/21’’ para fixar as tabeiras nas vigotas.

Passo a passo para fechar a obra com tapumeplac

O primeiro passo para instalar a tapumeplac é utilizar a cavadeira para abrir buracos de aproximadamente meio metro (50 cm) com espaçamento de 60 m entre eles em todo o perímetro a ser fechado. Não existe a necessidade de abrir um buraco largo.

Os buracos servirão para fixar os pontaletes, que terão o papel de estrutura para as tabeiras, lugar onde serão fixadas as placas. Após alojar as vigotas nos buracos, é preciso tirar o prumo delas para então prendê-las adequadamente.

O próximo passo é pôr o nível e marcar em todas as vigotas para pregar a linha inicial de tabeiras. Como as placas têm 2,20 m de altura, a primeira linha deve ser fixada com uma distância de pelo menos 10 cm em relação ao solo, a segunda com 1,10m  e a terceira com 2,20 m. No total serão 3 linhas de tabeiras (base, meio e topo da estrutura).

Após pronta a estrutura, basta fazer a instalação das placas tapumeplac. Encaixe-as com suas extremidades inferior e superior alinhadas com a primeira e terceira linha de tabeiras. Depois disso, basta fixá-las nas tabeiras e vigotas com os pregos ou parafusos até fechar todo o perímetro da obra.

Pronto! É flexível como madeira, mas forte como cimento. Viu só como é fácil fazer um tapume com a tapumeplac? Além de toda praticidade e rapidez na instalação, sua obra estará protegida do começo até o fim com um material resistente a sol, chuva e pragas.

Quer saber onde encontrar esse produto da Brasilit? Acesse o site e encontre perto de você.