Cálculo de telhado: como descobrir a quantidade de telhas e inclinação

telhas
Cálculo de telhado

Cálculo de telhado: como descobrir a quantidade de telhas e inclinação

18/09/2020

Como você já sabe o cálculo de telhado é usado para definir, de acordo com o tipo, a quantidade de telhas e a inclinação que serão usadas em uma cobertura. Na hora de construir ou reformar uma edificação, é preciso estar certo da funcionalidade do telhado e da quantidade de material usado.

A inclinação correta é o que garante o bom escoamento, a fixação segura das telhas, além de bloquear a entrada de água. E o cálculo de telhado está diretamente relacionado ao tipo de cobertura usada e seu resultado é necessário para determinar o número de telhas.

Quer aprender a fazer o cálculo de telhado adequadamente? Então, continue a leitura e torne-se um expert nesse tema. 

Confira: Quanto tempo dura o meu telhado?

Como calcular a inclinação

Como calcular a inclinação

Na hora de construir um telhado é fundamental saber qual sua inclinação total. O que determina a inclinação mínima e máxima é o tipo da telha que será usado. Os fabricantes são os responsáveis por informar os limites.

A inclinação mínima do telhado existe para evitar a penetração de água e, a partir dela, definimos o percentual de inclinação. Resumindo, o cálculo de inclinação de telhado é o que determina qual será a distância mínima entre a base do telhado e a cumeeira.

Leia também: Conheça os principais modelos de telhados para sua obra!

Para você entender melhor

Para realizar o cálculo de telhado 1 água, usando telhas com inclinação mínima de 10%, para cada 1 m de distância aumenta 10 cm entre a base e o beiral. Por exemplo, um telhado com 15 m de comprimento, com 10% de inclinação, deve ter 1,5 m de elevação. 

O resultado desse exemplo é o valor do cálculo da cumeeira, ou seja, a distância que haverá entre a base e o topo do telhado.

Observe este exemplo prático: 

Um telhado de duas águas, com 12 m de largura, telha com inclinação mínima de 30%.

Se a inclinação é de 30%, significa 30 cm de elevação para cada 1 m de largura.

12 (x) 30 = 360 cm ou 3,6 m

A altura deste telhado será de 3,6 m.

Agora que você sabe como calcular a inclinação de telhado é possível descobrir a quantidade de telhas que será usada em uma determinada cobertura.

Como saber a quantidade de telhas necessárias

Com o cálculo de inclinação em mãos é possível determinar a área do telhado e, com isso, definir a quantidade de telhas necessárias

O primeiro passo é descobrir a área total do telhado, por exemplo, um telhado de 10x20 m tem 200 m². Basta pegar as medidas de largura e comprimento no projeto e multiplicá-las.

Para calcular as telhas você precisa ter em mãos os seguintes fatores:

  • Área do telhado;
  • Consumo médio de telhas por m²;
  • Área inclinada do telhado;
  • Percentual de inclinação do telhado;
  • Fator de correção (valor que varia de acordo com o percentual de inclinação do telhado. Ex: 30% - Fator de correção = 1,044, 35% = 1,059, 40% = 1,077).

Exemplo: telhado com área de 200 m², inclinação de 35%, fator de correção = 1,059, consumo de 15 telhas/m² .

Área inclinada = Área x fator de correção

Área inclinada = 200 m² x1,059

Área inclinada = 211.8 m²

Quantidade de telhas = Área inclinada x consumo médio de telhas

Quantidade de telhas = 211,8 x 15

Quantidade de telhas = 3177

No catálogo de cada produto estão as especificações de inclinação e a quantidade de telhas usadas por m². O indicado é adquirir 5% a mais da quantidade total de telhas para cobrir quebra, recortes, entre outros.

A quantidade segura para construir o telhado do exemplo acima é de 3177+5%, ou seja,  3336 telhas (valor arredondado).

Para te ajudar, você pode usar nossa Calculadora de telhas

 

Pronto! Agora você já sabe fazer o cálculo de telhado para descobrir a inclinação e a quantidade de telhas usadas num telhado. Gostou de aprender? Descubra muito mais sobre materiais e construção civil aqui!