Manta asfáltica: o que é, quando usar e qual a sua importância?

Produto
Manta asfáltica

Manta asfáltica: o que é, quando usar e qual a sua importância?

24/09/2020

Ninguém quer ter problemas com infiltração e goteira, não é mesmo? Por isso mesmo que a impermeabilização do telhado é um dos pontos mais importantes para manter a construção livre de vazamentos. E para essa etapa, a manta asfáltica é um dos métodos de impermeabilização mais usados no Brasil.

Fabricada a partir do petróleo, seu uso é indicado para diferentes situações, desde áreas úmidas até coberturas. Além de popular, a manta asfáltica é um material flexível, resistente a rachaduras, que pode garantir maior eficiência térmica, menor custo e durabilidade.

Descubra a seguir alguns detalhes sobre o produto e como usar a manta asfáltica.

Leia também: Manta térmica: vantagens e dicas para escolher

Quando usar manta asfáltica?

A base de asfalto que compõe a manta recebe, de acordo com cada tipo, outros componentes, como polímeros elásticos, poliéster, borracha, alumínio ou fibras de vidro.

manta asfáltica

É cada um desses elementos que ajudam a compor as características específicas de cada tipo de manta asfáltica, como controle de temperatura, maior resistência, maior durabilidade, entre outras.

Por isso, para impedir vazamentos e goteiras utilizando a manta, é importante escolher o produto mais adequado às suas necessidades. 

Leia também: Manutenção de telhados: o que fazer para durar mais?

Em todo caso, a flexibilidade do produto é uma de suas maiores vantagens, pois permite o material acompanhar a movimentação da estrutura e suas dilatações sem perder a capacidade de impermeabilização e sem riscos de causar rachaduras.

É possível aplicá-la em diferentes tipos de superfícies, como cimento, zinco, alumínio, cimento amianto, madeira, etc. Confira alguns exemplos:

  • Lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral;
  • Caixas d’água, piscinas e reservatórios;
  • Pisos de cozinhas, banheiros, áreas de serviço, porões, terraços e sacadas;
  • Jardineiras;
  • Paredes de encosta;
  • Canais de irrigação.

Tipos de manta asfáltica

Existem mantas asfálticas com as mais diversas características. Confira abaixo os tipos mais comuns.

Manta asfáltica aderida: é um dos tipos mais usados, pode ser aplicada à superfície com asfalto ou maçarico e costuma ser aplicada em lajes e varandas descobertas.

Tipos de manta asfáltica

Manta asfáltica flutuante: usada em superfícies planas que sofrem grandes deformações.

Manta asfáltica aluminizada: é o tipo de manta isolante térmico e acústico. É mais indicada para áreas não transitáveis. 

Manta ardosiada: conta com camada de autoproteção de ardósia, por isso não precisa de proteção mecânica. É utilizada em áreas de cobertura não transitáveis com inclinações inferiores a 30%.

Leia também: Telha térmica: saiba como escolher o melhor modelo

Como aplicar?

O modo de aplicação da manta asfáltica deve ser descrito pelo fabricante. Ela acontece em três etapas: regularização, aplicação do primer e aplicação da manta. De modo geral, deve haver sobreposição de mantas de, no mínimo, 10 cm para evitar falhas, por exemplo.

Viu só como a manta asfáltica pode ser muito útil e fazer toda diferença no resultado final do seu telhado? Sem chances de infiltração ou goteira! Aproveite e continue navegando em nosso blog para aprender ainda mais sobre construção e materiais que podem te ajudar!