Como fazer um telhado verde? Conheça os materiais necessários e passo a passo para fazer

Dicas
Como fazer um telhado verde

Como fazer um telhado verde? Conheça os materiais necessários e passo a passo para fazer

09/10/2020

Uma dica de sustentabilidade simples, mas que pode trazer muito conforto térmico e beleza para a edificação, é fazer o telhado verde. Mas, o que é isso? Basicamente, trata-se de cobrir o telhado de plantas, muito verde e natureza. 

Engana-se quem pensa que o telhado verde pode ser feito apenas em novas obras, pois construções mais antigas também podem usufruir desse benefício, desde que se observe a resistência da cobertura e impermeabilização da laje. 

As telhas da cobertura precisam ser resistentes, pois a estrutura do telhado verde pesa, em média, 40 kg por m², pois inclui suporte, terra, água e vegetação. 

Por isso, verifique a necessidade de trocar as telhas da cobertura, caso sejam telhas de cerâmica, mais frágeis, por outros tipos mais duradouros e resistentes, como as telhas de fibrocimento.

Agora que você já sabe disso, confira o passo a passo para fazer um telhado verde com qualidade. 

Telhado verde: materiais e passo a passo para instalação 

O maior mito que ronda o telhado verde é a impermeabilização. Mas, se bem instalado, esse sistema pode ser simples, fácil e trazer um resultado incrível – e sem problemas de infiltração! 

Materiais utilizados

1) Telha de fibrocimento;

2) Tinta acrílica;

3) Camadas de lona;

4) Condutores de escoamento;

5) Manta geotêxtil;

6) Substrato;

7) Cobertura verde.

Passo a passo para instalação do telhado verde

Passo a passo para instalação do telhado verde

 

1) O primeiro passo é verificar o estado das telhas e a resistência do material. Caso seja preciso, troque a cobertura por telhas de fibrocimento, que são resistentes para aguentar o peso da nova estrutura. 

2) Coloque uma proteção acrílica entre os vãos das telhas de fibrocimento para impedir que a umidade da cobertura verde acabe infiltrando e danificando a estrutura de todo o telhado. 

3) Em seguida, aplique a tinta impermeabilizante, indispensável nesse processo construtivo para garantir que a estrutura fique estável e segura. 

4) Agora, vamos para a etapa referente à colocação das “camadas” da cobertura.

  • Comece colocando três camadas de lona. Em seguida, coloque os condutores de escoamento para que a água não se acumule no telhado verde. 
  • Em cima dele, aplique a manta geotêxtil, que irá impedir que as raízes do jardim cresçam além do limite e impede o substrato de escorrer. 
  • Depois da manta, aplique a camada de substrato, colocada no lugar de terra comum para reduzir o peso colocado na estrutura.  
  • Para finalizar, coloque as plantas. O tipo de planta escolhida interfere diretamente na estrutura, pois o seu peso precisa ser calculado para não sobrecarregar o telhado. 
  • O ideal é escolher plantas que tenham um regime de nutrição e insolação parecidos.

5) Após finalizado o telhado verde, sua manutenção é muito simples. Como o substrato oferece durabilidade superior a dez anos, sem necessidade de reposição, o único cuidado exigido é com as plantas, que precisam de poda quando estiverem muito irregulares. 

Leia também: 4 coisas que nunca devem acontecer durante a limpeza de telhado

Construir um telhado verde pode ser mais simples do que você imagina, e trazer ainda muitos benefícios! Tudo o que você precisa é de um bom profissional para fazer a estrutura e os materiais certos. Confira os produtos Brasilit e, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Até a próxima!