Basecoat: conheça as características e entenda qual sua função em uma construção a seco

Produto
Basecoat

Basecoat: conheça as características e entenda qual sua função em uma construção a seco

06/11/2020

A construção a seco é um método construtivo com obra rápida, limpa, sem água, sem desperdício, sem resíduos, sustentável, resistente e durável. Para alcançar esses atributos vantajosos é indispensável usar todas as ferramentas, produtos e acessórios corretos, como o basecoat.

A argamassa basecoat é importante para a construção a seco por diversos fatores, que vão desde acabamento até o desempenho e performance das paredes. Por isso, é importante entender quais são suas características e aplicações.

Continue a leitura e aprenda mais!

As características e usabilidade do basecoat

A construção a seco é feita de estruturas de aço galvanizado numa fundação leve, como um radier, e revestida em sua face externa por placas cimentícias sobre as quais o basecoat é aplicado.

 

A argamassa basecoat é um revestimento flexível, muito resistente, com elevada elasticidade e de extrema aderência. Pode ser aplicado interna e externamente. 

A aplicação do basecoat é comumente chamada de tratamento de superfície, ou seja, é a camada que irá proteger e garantir maior resistência e desempenho a superfície das placas cimentícias e do sistema de fachadas como um todo.

Como não pode ficar exposto por um período maior do que 60 dias, não podemos categorizá-lo como um revestimento para fachada.

Como o basecoat é usado na construção a seco

 

O basecoat brasilit foi especialmente desenvolvido para placa cimentícia brasilit, levando em consideração suas peculiaridades e características, sendo um material bicomponente, ou seja, formado através da mistura de dois produtos. São eles: o Selacrilic Brasilit (uma resina acrílica que confere elasticidade à argamassa) e o cimentcola interno tipo ACI da quartzolit. A proporção é de 1:1, ou seja, um galão de 4,5 kg de Selacrilic (embalagem padrão) para 1 saco de 20 quilos de ACI quartzolit.

O resultado é uma argamassa de alto desempenho. Na construção a seco é utilizada em combinação com uma tela, a Vertex de 100 cm, que é incorporada na massa do basecoat, em toda extensão de sua aplicação. Esta é uma tela estruturante que tem a função de distribuir esforços na massa, evitar a retração e garantir um bom desempenho e trabalhabilidade do basecoat após a aplicação.

É necessário revestir as placas cimentícias com uma espessura de 4mm de argamassa, uma camada muito fina. 

Após toda a aplicação, o basecoat funciona como uma película flexível que entrega à placa de fibrocimento fixada no Light Steel Frame maior resistência mecânica e a capacidade de acompanhar as movimentações da edificação sem apresentar trincas ou fissuras.Ou seja, é uma camada extra no sistema para potencializar sua performance.

Agora você já sabe a função do basecoat na construção a seco. Se quiser aprender mais sobre obras limpas, ferramentas e acessórios para este tipo de construção, visite o blog que está cheio de informações úteis para você!