Inovação: conheça a parceria entre a Saint-Gobain e a Quick House para desenvolvimento de sistema construtivo industrializado

Novidades
Inovação: conheça a parceria entre a  Saint-Gobain e a Quick House para desenvolvimento de sistema construtivo industrializado

Inovação: conheça a parceria entre a Saint-Gobain e a Quick House para desenvolvimento de sistema construtivo industrializado

19/03/2021

O grupo de empresas Saint-Gobain, que oferece soluções para construção civil, e a empresa de construção industrializada Quick House se uniram para formar uma parceria que promete levar mais desenvolvimento para o mercado nacional da construção, por meio de soluções industrializadas que proporcionam mais agilidade, produtividade e desempenho.

 

A atuação da Saint-Gobain em construção a seco

Líder em produtos para construção a seco no Brasil, a multinacional francesa Saint-Gobain disponibiliza o portfólio completo utilizado na construção industrializada em aço leve. Detentora das marcas Quartzolit (produtora de argamassas diversas, rejuntes, impermeabilizantes, entre outros), Brasilit (produtora de placas cimentícias para vedação de fachadas e demais acessórios do sistema), Placo (produtora de placas de drywall para vedação interna e demais acessórios do sistema) e Isover (produtora dos isolamentos térmicos e acústicos utilizados no sistema), a Saint-Gobain iniciou em 2002 o desenvolvimento de produtos e sistemas para construção a seco no país. 

Atualmente as empresas do grupo possuem certificações técnicas e documentações que regulamentam o uso de seus materiais de construção a seco na construção de casas térreas, sobrados e até mesmo fachadas de empreendimentos de grandes alturas, com até 30 pavimentos. Entre estes reconhecimentos, destacam-se o Documento de Avaliação Técnica (DATEC) para as construções residenciais e o Relatório Técnico de Avaliação (RTA) para as grandes fachadas.

Com sua grande experiência no segmento de produtos e certificações técnicas, o grupo encontrou na Quick House uma importante parceira para impulsionar a industrialização e modernização da construção civil no Brasil.

 

A inovação proposta pela Quick House

Sediada há 48 anos em Canoas, no Rio Grande do Sul, a gaúcha Quick House recebeu esse nome em função da velocidade de suas construções. Em 1990, a empresa começou a desenvolver a chamada “tecnologia Lego”, um sistema de construção em aço galvanizado 100% nacional, patenteado no Brasil e nos Estados Unidos, que visa construções de alta performance. Completamente industrializado, inteligente e sustentável, esse método construtivo reduz o prazo de execução da construção e proporciona resultados finais impressionantes.

Hoje a Quick House tem a capacidade de produção de 200 casas por dia e um sistema patenteado mundialmente. Por meio da parceria com a Saint-Gobain, a empresa está prestes a conquistar mais uma certificação brasileira, o DATEC, que valida o método construtivo de acordo com todas as normas técnicas e diretrizes construtivas nacionais.

 

A importância do DATEC

Certificação DATEC

 

O DATEC é um documento técnico emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Esta certificação é responsável por autenticar produtos e sistemas construtivos inovadores, ou seja, que não possuem norma técnica vigente, e também permite que as obras concebidas a partir deste método sejam financiadas por bancos privados e públicos, fomentando a melhoria na qualidade e desempenho das construções residenciais no Brasil.

Além disso, toda a avaliação externa é realizada pela Instituição Técnica Avaliadora (ITA) e certificada, obedecendo as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT), subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com um DATEC para casas em Steel Frame emitido em 2018 e amplo conhecimento técnico teórico e prático, a Saint-Gobain está unindo seus produtos e soluções construtivas ao sistema de aço leve industrializado da Quick House, que será a primeira empresa do Brasil a conquistar tal documentação para sistemas construtivos industrializados em aço leve. Após a validação final do documento, as empresas pretendem atuar dentro de projetos do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), condomínios de alto e médio padrão, bem como empreendimentos comerciais diversos. 

Essa grande parceria entre a Saint-Gobain e a Quick House vai levar ao mercado um sistema construtivo eficiente e, mais do que isso, competitivo, para os diversos segmentos da construção civil. Desde as obras populares até o alto padrão, estaremos preparados para atender prontamente às demandas das mais variadas construtoras do Brasil.

Gostou de entender mais sobre essa parceria que vai levar mais inovação para o mercado brasileiro de construção civil? Então não deixe de acompanhar mais informações aqui no blog da Brasilit.