Como melhorar o conforto térmico da casa por meio do telhado

telhas
Conforto térmico brasilit

Como melhorar o conforto térmico da casa por meio do telhado

09/04/2021

Como você já sabe, os telhados e coberturas têm como principal função proteger a estrutura da edificação e também as pessoas que moram na casa. 

Mas não só isso: eles também possuem valor estético e podem contribuir para melhorar a sensação térmica do ambiente. Já que ele é a principal barreira de incidência de energia solar, o telhado pode ajudar a minimizar aquele calorão ou frio de rachar.  

Apesar dos telhados e coberturas apresentarem essa possibilidade de melhoria térmica do ambiente, muitas vezes esse fator não é levado em consideração na hora de escolher os materiais que serão utilizados. Dessa forma, as pessoas acabam optando pela cobertura mais barata, que nem sempre é a que atenderá aos seus objetivos. 

Você sabia, por exemplo, que a escolha de um telhado sem tratamento térmico pode aumentar a sua conta de energia?

Se você está convencido de incluir esse item no projeto no seu telhado, confira nossas dicas e soluções térmicas existentes para ajudar nessa tarefa.

 

Tipos de telhas que contribuem com o conforto térmico

Telha gravilhada

Telha gravilhada

 

A telha gravilhada é uma telha metálica revestida com uma camada de gravilha de rocha moída, com tratamento cerâmico. A utilização desses materiais  e o tratamento feito garantem que essas telhas proporcionem um grande conforto termoacústico.  

Se você deseja optar por essa solução para o seu telhado, a Brasilit conta com a telha Gravicolor Brasilit, que alia tecnologia e elegância. Seu design inovador dispensa uso de estrutura pesada e com isso economiza mão de obra. Além disso, está disponível em 8 cores. 

Telha shingle

Telha shingle

 

Uma solução sofisticada, que alia beleza e elegância às melhores qualidades técnicas para coberturas, as telhas shingle já são sucesso há décadas nos Estados Unidos e na Europa.

Conhecida pela alta resistência, flexibilidade e facilidade de instalação na obra, essa opção é ideal para quem busca por beleza e durabilidade para o telhado.

Telha TopComfort

Quando falamos em conforto térmico, não poderíamos deixar de citar a telha TopComfort Brasilit. E vamos te contar o porquê. A sua composição inovadora feita de camadas de cimento branco e com tecnologia CRFS reduz em até 8ºC a temperatura interna dos ambientes. Isso, pois reflete grande parte da luz incidida.

Além de tudo, é leve e fácil de montar como uma telha de fibrocimento. Conheça mais sobre esse modelo:

 

Técnicas que contribuem para o conforto térmico

É comum associar o isolamento térmico de um ambiente a escolha das telhas, ora, como vimos elas realmente podem fazer a diferença. No entanto, há técnicas que combinadas às telhas também podem contribuir na melhoria da temperatura do ambiente.

Mantas isolantes

A utilização de mantas isolantes ou mantas térmicas são indicadas para criar uma subcobertura

Elas são aplicadas por baixo das telhas e contribuem para a melhoria da sensação térmica do ambiente, além de contribuir com a impermeabilização do telhado. 

No caso de mantas térmicas com recheio de lã de vidro, somado a isso ainda tem-se uma garantia de isolamento acústico. A Brasilit conta com duas soluções excelentes em seu portfólio: Manta Térmica Dupla Face Brasilit e Manta Térmica Isolante Premium Brasilit

Outra grande vantagem da utilização das mantas é que elas protegem o madeiramento e o interior da construção contra infiltrações. Isso impede que a umidade afete a estrutura de suporte do telhado. 

Mantas líquidas

Mantas líquidas

 

Além das telhas é muito comum encontrarmos coberturas do tipo laje. Esse tipo de cobertura é composta por uma série de camadas formadas por materiais que contribuem para amenizar a variação térmica da construção. 

Como muitas vezes as lajes servem como piso, a utilização de mantas líquidas brancas é indicada. Elas irão impermeabilizar a área, evitando infiltrações e umidade, além de auxiliar no isolamento térmico. Dois produtos indicados para esse uso são o super manta líquida quartzolit e manta líquida branca quartzolit.

Pintura

Pintura

 

Outra técnica que pode contribuir para melhorar o conforto térmico é a pintura externa do telhado e das paredes. Todas as telhas fabricadas com argila, cerâmica, fibrocimento e concreto podem ser pintadas.

Nesse caso, para telhas de fibrocimento, o indicado é utilizar tinta 100% acrílica à base de água, optando sempre pelos tons mais claros. 

A junção dessas técnicas e materiais irá aumentar o desempenho do seu telhado para bloquear raios solares. Afinal, nada melhor que uma casa com temperatura agradável.

Te esperamos no próximo post do blog e até lá aproveite nossas dicas também no YouTube.