Telhado colonial: estilo com economia e rápida instalação

Produto
Telhado colonial

Telhado colonial: estilo com economia e rápida instalação

02/07/2021

A cobertura é uma das partes mais importantes de um projeto, não só pela proteção que ele oferece aos moradores, como também por ser muitas vezes o responsável por definir o estilo de uma casa.

De sofisticado e moderno ao clássico e despojado, são vários os visuais que podem ser criados com uma cobertura. E nesse post vamos falar de uma das mais clássicas e adoradas opções no Brasil: o telhado colonial. Está com dúvidas sobre o que exatamente é esse modelo de telhado? Continue a leitura!

 

O que é um telhado colonial?

Essa popular estrutura tem como principal característica a telha aparente, deixando toda a cobertura exposta independentemente da quantidade de águas. Apesar de ser um tipo clássico de construção, ele pode ir do rústico ao moderno dependendo da quantidade de águas e dos materiais utilizados na construção.

Como é feito um telhado colonial?

Um telhado colonial é composto basicamente por telhas apoiadas sobre os caibros de madeira. As peças complementares para esse tipo de telhado são:

  • Espigão: peça que garante uma vedação extra no encontro das telhas de lados diferentes do telhado.
  • Cumeeira: parte mais alta do telhado, é responsável por preencher o espaço entre duas telhas para evitar a entrada das chuvas. Funciona como um espigão, porém paralela ao teto.
  • Rincão: encontro das águas da parte mais baixa do telhado, onde a chuva escorre com mais força.

 

Quais são as vantagens do telhado colonial?

Se você está pensando em escolher um telhado colonial para a sua obra, você terá benefícios como uma alta durabilidade e baixa manutenção, já que ele é resistente às ações do tempo e variações climáticas. 

Dependendo do material escolhido para o telhado, a construção também pode ser mais rápida e econômica. Quer um exemplo?

A telha de fibrocimento colonial da Brasilit, por cobrir vãos maiores do que as telhas cerâmicas no telhado e por ser mais leve, possui um processo de instalação que utiliza até 25% menos madeiramento na sua estrutura.

Essa telha clássica e inovadora chegou ao mercado como um novo conceito, aliando estética, praticidade e economia em um único produto. 

E se você imaginava um telhado com uma cor específica, ótima notícia: as telhas de fibrocimento colonial da Brasilit podem ser pintadas.

E aí, curtiu conhecer mais detalhes sobre o telhado colonial? No blog da Brasilit, você fica sempre por dentro das novidades de arquitetura para ter construções cada vez mais estilosas.