Placas cimentícias da Brasilit revestem túneis e mergulhões

Submitted by brasilit_editor on Fri, 06/08/2018 - 10:14

As placas cimentícias impermeabilizadas da Brasilit ocupam hoje um espaço importante no revestimento de Túneis e Mergulhões. Bons exemplos são as obras viárias realizadas nas cidades de Manaus, Fortaleza, Goiânia, Santo André e Brasília.

Na revitalização das superfícies de concreto do túnel de acesso ao aeroporto Juscelino Kubistichek, em Brasília, foram utilizadas mais de 9 mil m² de Placa Cimenticia Impermeabilizada da Brasilit, que garantiram resistência a intempéries e estética diferenciada.

A responsabilidade por essa obra, que aconteceu entre fevereiro e abril de 2016, ficou a cargo da Trier Engenharia e a NTC Construções ficou responsável pela execução.


TUNEL DE ACESSO AO AEROPORTO DE BRASÍLIA - DESAFIO
Para cobrir as irregularidades das paredes de concreto, exigia-se o uso de um material que garantisse uma fachada bem alinhada e com prumo perfeito, resistente e de fácil manutenção. No entanto, como explica Paulo Jorge Martins Antunes, diretor de produção da NTC Construções, existiam algumas implicações a serem resolvidas.


“O prazo era muito escasso, com o agravante da execução da fachada precisar ser coordenada em conjunto com outras especialidades em obra. Além disso, o passeio ainda não estava pronto, ou seja, a fachada não poderia ser apoiada no chão. Dessa maneira, precisaríamos fazer uma estrutura autoportante com apoio somente na parede”, afirma.


TUNEL DE ACESSO AO AEROPORTO DE BRASÍLIA - SOLUÇÃO
A solução foi instalar as Placas Cimentícias Impermeabilizadas Brasilit de 10mm com a borda quadrada, o mais próximo possível à parede, para manter o perfeito alinhamento. 
“Com as placas da Brasilit foi possível regularizar a superfície de concreto, ocultar manchas, tampar a condensação nas paredes e esconder a infiltração. Posso dizer que o material custou 50% do valor a ser dispendido, caso optássemos por regularizar as paredes com massa de reboco”, explica Antunes.


Além desses benefícios, o material garantiu elevada resistência mecânica e a intempéries. E ainda contou com a aplicação do verniz anti-grafite, para facilitar a manutenção e a limpeza de vandalismos. 


“A Brasilit também nos apoiou em todo o momento, desde a fase de pré-obra até o final. Essa assistência técnica, em conjunto com as condições de logística e de entrega, foi determinante para o êxito do projeto. Estamos satisfeitos”, elogia o diretor. 


DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Fabricadas com a tecnologia CRFS (cimento reforçado com fio sintético), as placas cimentícias Brasilit não contêm amianto e são ideais para utilização em fechamento de paredes estruturais e de vedação, seja em ambientes externos ou internos. A empresa oferece uma solução completa que inclui perfis, acessórios e tratamentos para juntas e está disponível em todo território nacional.

Data