Seja sustentável: faça o descarte correto dos restos de sua obra

Novidades
Seja sustentável: faça o descarte correto dos restos de sua obra

Seja sustentável: faça o descarte correto dos restos de sua obra

02/06/2018

Quem se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do planeta pensa duas vezes antes de jogar os restos de uma obra no lixo comum. É importante saber que aquele monte de concreto quebrado, madeira lascada e metais retorcidos contam com um lugar adequado para o descarte.

Os chamados Resíduos da Construção Civil devem ser levados às Áreas de Reciclagem e Aterros de Resíduos Classe A, segundo classificação dos organismos ambientais. Isso inclui restos de construções, reformas, reparos e demolições, até mesmo os resultantes de preparações de terrenos para obras.

Normalmente, esses materiais são depositados em caçambas alugadas que ficam em alguma rua próxima à obra para, posteriormente, serem levados ao destino adequado.

Atenção também com algumas peculiaridades: as telhas de fibrocimento que contêm amianto, por exemplo, são classificadas como resíduo Classe I, que inclui produtos com características e particularidades diferenciadas. Pela lei, esses produtos devem ser tratados de forma adequada no momento do descarte e a disposição deve ser em Aterros Classificados (você pode saber mais sobre o assunto aqui: http://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/DD-076-2018-C.pdf).

Como você deve saber, as telhas de fibrocimento da Brasilit não contêm amianto. Em vez disso, elas possuem a tecnologia CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos), que garante respeito à saúde de quem manuseia e instala os produtos. Sem dúvida, é a escolha segura para cobrir a sua família de proteção. O descarte desse material, classificado como Resíduo Tipo A, pode ser realizado junto com os demais entulhos.

Fique atento a esses detalhes. Aprender a realizar o descarte correto significa colaborar com o futuro do planeta.