Dificuldades na vedação do telhado
Set 01, 2023
0

Dificuldades na vedação do telhado? Veja o passo a passo!

0

Seja durante ou após a construção, as infiltrações são sempre indesejadas. Elas podem causar problemas à sua saúde e gerar danos à construção.

O que começa com um problema pequeno, logo torna-se grave e pode, inclusive, causar sérios estragos no concreto ou no drywall.

Isso pode ser combatido por meio da vedação de telhados, que ainda impede gotejamentos e a proliferação do mofo. Continue lendo para saber mais sobre esse processo e conferir o passo a passo.

Importância da vedação de telhados

 

A vedação adequada dos telhados é essencial para prevenir infiltrações, danos estruturais e problemas de saúde relacionados ao mofo e umidade.

Além de evitar vazamentos e umidade excessiva, uma vedação eficiente protege a integridade da estrutura e evita gastos com reparos futuros.

Garanta a durabilidade da construção e o conforto dos ocupantes investindo na vedação correta do telhado.

Tipos de infiltrações no telhado

 

Durante a vida útil de um telhado, podem surgir diferentes tipos de infiltrações, cada um com suas características específicas. Alguns dos tipos de infiltrações mais comuns incluem:

Vazamentos nas emendas

As emendas são pontos críticos onde duas ou mais telhas se encontram. Se a vedação das emendas não for feita corretamente, podem ocorrer vazamentos, permitindo a entrada de água.

Problemas nas áreas com tubos de ventilação

Os tubos de ventilação são essenciais para a circulação de ar dentro do telhado, mas também podem ser pontos vulneráveis à infiltração de água.

Se a vedação ao redor dos tubos não estiver correta, podem ocorrer vazamentos.

Calhas danificadas

As calhas têm a função de coletar e direcionar a água da chuva para longe da estrutura do telhado.

Calhas entupidas, com rachaduras ou desalinhadas podem causar vazamentos e infiltrações no telhado.

Cantos/frestas entre o concreto e o telhado

Quando o telhado encontra a parede de concreto, é importante que haja uma vedação adequada nos cantos e frestas.

Caso contrário, a água da chuva pode infiltrar-se nessas áreas, causando danos.

Ao identificar qualquer um desses problemas, é importante agir rapidamente para realizar a vedação adequada e evitar danos maiores ao telhado e à estrutura da construção.

Uma inspeção regular e a manutenção preventiva podem ajudar a identificar e corrigir esses tipos de infiltrações antes que se tornem problemas mais sérios.

Como fazer a vedação de telhados?

 

A vedação de telhados, preferencialmente, deve ocorrer ainda na fase de construção do telhado. Para te auxiliar, separamos algumas informações que podem ajudá-lo nessa etapa. Confira!

Utilizando manta asfáltica

 

A manta asfáltica é um material usado para vedação e impermeabilização de telhados, sendo composta por uma base de feltro de fibra de vidro ou poliéster impregnada com asfalto modificado.

Ela é utilizada para criar uma barreira física contra a água, protegendo o telhado contra infiltrações e vazamentos.

Sua aplicação requer a preparação da superfície, desenrolamento cuidadoso da manta com sobreposição adequada, fixação com maçarico aquecido e pressão.

A manta asfáltica proporciona proteção contra infiltrações, contribui para o isolamento térmico e prolonga a vida útil do telhado.

É possível utilizá-la em diversos telhados, como os de cimento ou fibrocimento, zinco, alumínio ou outros metais.

Como diferencial, ela é muito fácil de aplicar e ainda oferece proteção térmica e acústica.

Utilize a manta asfáltica em conjunto com a manta térmica dupla face

A manta térmica para telhado dupla face é utilizada para isolamento térmico de telhados, visando reduzir a transferência de calor entre o ambiente interno e externo.

Geralmente, a manta térmica é feita de materiais refletivos, como alumínio, e é aplicada sobre a superfície do telhado para refletir a radiação solar, mantendo o ambiente interno mais fresco.

Embora tenham finalidades diferentes, em alguns casos, é possível utilizar a manta asfáltica e a manta térmica em conjunto para obter benefícios tanto de vedação quanto de isolamento térmico.

Manta térmica dupla face

A manta térmica dupla face é uma solução popular e eficiente para a vedação e isolamento térmico de telhados.

Por possuir uma face de alumínio em cada lado, a manta térmica para telhado dupla face proporciona maior eficiência na reflexão do calor, tanto para cima quanto para baixo.

Isso torna a manta térmica dupla face mais eficaz no isolamento térmico e pode resultar em maior conforto e economia de energia em ambientes com telhados expostos ao sol.

Utilizando silicone

 

O silicone também é muito utilizado na vedação de telhados, normalmente, para a etapa de acabamentos mais finos, como em cantos e frestas.

Para otimizar a aplicação, nós recomendamos a substituição do silicone pelo Selamax, um adesivo selante para vedar cantos, frestas e vãos.

Ele tem alta viscosidade, o que permite a aplicação em qualquer inclinação. Além disso, ainda é resistente a altas e baixas temperaturas, ideal para áreas externas.

Por meio desses dois produtos, é possível fazer a manutenção do telhado de forma rápida e barata, sem exigir a troca de telhas.

Como fazer a vedação de telhados?

 

O primeiro passo para fazer a vedação de telhados é ter os produtos da Brasilit em mãos e os equipamentos de proteção individual, como bota antiderrapante, óculos de segurança, luvas e capacete.

Após subir no telhado, é necessário encontrar as áreas que podem gerar infiltrações. Normalmente, são essas:

  • emendas;

  • buracos com parafusos;

  • áreas com tubos de ventilação;

  • calhas;

  • cantos ou frestas entre o concreto e o telhado, se for o caso.

Além disso, também é bom verificar se já não há trinca ou rasgo nas telhas.

Para os locais maiores, utilize a Fita Veda Tudo Brasilit seguindo os seguintes passos:

  • deixe a área bem limpa e seca;

  • se o local soltar pó, passe o produto pintura asfáltica acqua quartzolit;

  • corte a Fita Veda Tudo Brasilit para cobrir toda a área desejada;

  • retire a película de plástico e puxe o filme descartável lentamente, deixando a fita bem esticada, colada e apertada no local.

Importante: quando houver encontro de segmentos da fita, respeite uma sobreposição de 10 cm para evitar a entrada de água.

Para utilizá-lo, basta adquirir uma pistola de aplicação, acoplar o produto e aplicá-lo com toda a praticidade graças à sua composição elástica à base de poliuretano.

Viu como é simples fazer a vedação de telhados com a Brasilit? Todos os processos são rápidos e garantem a qualidade e a saúde do imóvel.

Encontre um revendedor Brasilit próximo de você e compre todos os materiais necessários para pôr a mão na massa. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o passo a passo, basta entrar em contato conosco.

E lembre-se da importância de realizar a manutenção regular do telhado, inspecionar periodicamente possíveis pontos de infiltração e buscar orientação profissional em casos mais complexos.

maicon.osf
Desenvolvedor

Comentários

HTML restrito

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.
CAPTCHA

Respostas

Oct 23, 2023
0
0
Boas práticas de instalação de telhas Brasilit
Boas práticas de instalação das telhas Brasilit Você sabe como fazer a instalação das telhas Bras
Oct 16, 2023
0
0
Qual é a importância de usar a telha original Brasilit?
Qual é a importância de utilizar a telha original Brasilit? Está em dúvida sobre como escolher um
Oct 10, 2023
0
0
Infiltração no telhado: como resolver o problema?
Infiltração no telhado: como resolver o problema? Quando há infiltração no telhado de um imóvel —



maicon.osf
Desenvolvedor